Porto e Lisboa dividem louros no Inter-Associações

Foi eletrizante esta manhã de domingo, com a realização de quatro finais do Campeonato Inter-Associações, que decorreu nos últimos seis dias, em Albufeira.

Associações | Atletas | Competições
3 ABR 2016

No final das contas, o Porto venceu nas provas masculinas, ao passo que Lisboa se superiorizou nos jogos femininos.

A última das finais, no Pavilhão Municipal de Albufeira, foi simplesmente memorável. Num clássico entre Porto e Lisboa, em Sub 16 Masculinos, a associação da invicta levou a melhor sobre o adversário com um cesto decisivo a seis segundos do terminar da partida. Durante quase todo o tempo, o Porto esteve atrás no marcador, chegando a estar em desvantagem por dez pontos, mas no quarto período os atletas portuenses encheram-se de brio e encetaram uma recuperação espetacular. Os últimos 2:10 foram impressionantes, com uma grande carga dramática, para emoção do público que lotou as bancadas, criando uma atmosfera fantástica. Os lisboetas colocaram-se em vantagem por três pontos (56-53) graças a um triplo, mas logo de seguida o Porto respondeu na mesma moeda, até que surgiu o tal cesto a seis segundos do fim que colocou o resultado em 58-56. Em suma, assistiu-se a uma final tremenda, entre duas ótimas equipas, sendo que desta forma o Porto voltou a vencer na categoria, dois anos depois.

Em termos individuais, e falando do Porto, destaque para os 16 pontos de Gustavo Teixeira e para os 12 pontos de Rúben Nobre, enquanto por Lisboa estiveram em evidência Lamine Banora, com um duplo-duplo (14 pontos e 10 ressaltos) e Miguel Correia (11 pontos e 6 ressaltos).

 

No pavilhão Vale Pedras, Porto e Aveiro defrontaram-se na final de Sub 14, numa reedição do desafio de há um ano. E tal como nessa altura, o conjunto da invicta voltou a ser mais forte, embora a formação aveirense tenha vendido bem cara a derrota. Aliás, o equilíbrio foi a nota dominante  ao longo de quase todo o jogo, mas no último período o Porto terminou com a discussão, ao aplicar um parcial de 8-0. 

O resultado final foi de 46-41 para o Porto, que assim se torna bicampeão na categoria, perante uma valorosa Associação de Aveiro, que voltou a demonstrar por que é uma das históricas da modalidade. Para não variar, de referir o grande ambiente nas bancadas, completamente preenchidas por um público entusiasta.

Luís Bandeira foi um jogador em foco ao serviço do Porto (10 pontos averbados), enquanto pelos aveirenses há a valorizas os 9 pontos de Guilherme Almeida e André Rodrigues.

 

Dois anos depois, Lisboa voltou a conquistar o título na categoria de Sub 16 Femininos, depois de bater Setúbal por 48-40. As lisboetas fizeram valer o seu triunfo, em grande parte, pela primeira parte realizada, durante a qual foram mais fortes do que as sadinas. Ao intervalo o marcador assinalava um 30-14 para Lisboa, mas na etapa complementar a Seleção de Setúbal reagiu, o que todavia acabou por não ser suficiente para contrariar o maior poderio alfacinha.

Por Lisboa, Chanaya Pinto deu nas vistas com um duplo-duplo (11 pontos e 10 ressaltos), enquanto Marta Rodrigues averbou 7 pontos. Por seu turno, relativamente à equipa setubalense, houve duplo-duplo de Ana Jesus (10 pontos e 12 ressaltos), sendo ainda de ressalvar os 12 pontos registados por Ana Faustino.

 

Também frente a Setúbal, Lisboa venceu em Sub 14 Femininos, naquela que foi a final mais desnivelada da manhã.  A equipa da capital triunfou por 50-39, numa partida em que a sua superioridade nunca foi colocada em causa, perante uma Associação que logrou classificar-se no pódio, em todos os escalões.

Quanto a prestações individuais, por Lisboa, Ana Paquete marcou 13 pontos e Maria Lopes outros 7, ao passo que Aida Lima registou 9 pontos ao serviço de Setúbal, que também contou com os 6 pontos de Monica Vieira.

 

 

Associações | Atletas | Competições
3 ABR 2016

Mais Notícias