Vitória impõe-se em casa

Na luta pelo 1º lugar no Grupo B da Liga Portuguesa de Basquetebol, o Vitória conseguiu, em casa, um importante triunfo sobre o Lusitânia (89-84).

Competições
25 MAR 2016

A formação de Guimarães parecia ter o jogo perfeitamente controlado, mas uma boa reação dos açorianos durante o derradeiro período trouxe equilíbrio e incerteza quanto ao vencedor na parte final do encontro. Com este resultado as duas equipas passam a contar com três derrotas, pelo que continua tudo em aberto quanto ao vencedor nesta 2ª fase da competição.

 

Uma primeira parte muito produtiva em termos ofensivos, 55 pontos marcados, permitiu que os vimaranenses cedo marcaram a diferença, já que com 6 minutos jogados a equipa de Guimarães já vencia por 18-4. A eficácia revelada pelo Vitória nos primeiros 20 minutos nos tiros de curta e média distância (17/20 – 85%), bem como o perfeito controlo da posse de bola (0 turnovers), permitiram aos comandados de Fernando Sá liderarem confortavelmente ao intervalo (55-32).

 

A formação açoriana até esteve bem no aproveitamento dos lançamentos de 2 pontos (9/14 – 64%), não cometeu demasiados erros (5 turnovers), mas sentiu problemas em condicionar o sucesso do adversário no capitulo do lançamento, bem como a equilibrar o jogo interior (6 vs 18 pontos no pintado).

 

Sem grandes melhorias da linha de três pontos, a equipa do Lusitânia conseguiu equilibrar o jogo durante o 3º período, venceu mesmo o quarto (23-20), ainda que não tenha conseguido amenizar significativamente a desvantagem pontual trazida do 1º tempo (55-75).

 

O inicio do derradeiro período foi mais favorável à equipa da ilha Terceira, que soube aproveitar muito bem as posses de bola sem lançamento e a falta de pontaria dos jogadores do Vitória para baixar a diferença até aos doze pontos (65-77). Quatro pontos consecutivos do Vitória pareciam trazer de novo tranquilidade à equipa, mas o Lusitânia responde com um parcial de 13-0, e encosta o resultado a  três pontos de diferença (80-83) a 3 minutos do final do encontro. Dukity, da linha de lance-livre, fez novamente o marcador funcionar a favor dos vitorianos (85-80), e Borovnjak repôs a diferença no resultado (85-82).

 

Se nos dois minutos finais a equipa da casa falhou muitos lançamentos, lances-livres incluídos, os insulares cometeram erros comprometedores que lhes retiraram a possibilidade de dar a volta ao resultado (89-84).

 

O Vitória cometeu poucos erros (6 turnovers), e contou com as boas exibições de Pedro Pinto (18 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências), um jogo bastante completo, Ervin Kiley (19 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências), melhor marcador da equipa, e Nebojsa Dukity (17 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos).

 

Os açorianos estiveram muito bem no aproveitamento das situações de contra-ataque (15 pontos), foram mais eficazes a lançar (58% vs 53%), mas não chegou para a dar a volta ao resultado. Sasa Borovnjak somou mais um duplo-duplo (22 pontos e 11 ressaltos), mas nem com a ajuda de Quinton Upshur (19 pontos e 3 ressaltos) e Stefan Djukic (15 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências) conseguiu evitar a derrota do Lusitânia.

 

Jornada dupla vitoriosa para o CAB Madeira

 

O fim de semana foi muito positivo para a equipa da Madeira já que saiu vencedora dos dois jogos disputados no Continente. Sábado os insulares deslocaram-se a Ponte de Sor e bateram o Eléctrico FC por 71-64, e domingo viajaram até à Maia e superaram a equipa da casa por 86-69. Com estes dois triunfos a equipa do CAB passa a somar sete vitórias, menos duas que o duo que lidera o Grupo B da LPB, um registo que ainda permite aos madeirenses sonhar com uma presença nos playoffs na edição deste ano da Liga Portuguesa de Basquetebol. 

Competições
25 MAR 2016

Mais Notícias