Portugueses lá fora

Em Espanha, Pedro Bártolo somou a 5ª vitória consecutiva e a ambição do Fundacion Grupo Norte chegar à final-four começa a ganhar forma; o Mideba Extremadura, de Hugo Lourenço, e o Clinicas Rincon Amivel, de Cláudio Batista, perderam os respectivos compromissos; na 2ª liga, Márcio Dias sobressaiu pela positiva na 9ª vitória do Servigest Burgos em outros tantos jogos; em França, o Lyon Metropole, com Valter Mendes a atuar 22 minutos, caiu perante o CAP SAAA; na 3ª divisão alemã, o Lux Rollers 2, com o treinador-jogador Paulo Soeiro, saldou a jornada dupla com uma derrota e uma vitória; em Itália, nos quartos de final do play-off da Série B, o SS Lazio de Ismael Sousa impôs-se por contundentes 85-33 face ao INAIL Olympic Basket Trapani.  

Atletas | Competições
22 MAR 2016

 

O Fundacion Grupo Norte de Pedro Bártolo alcançou uma vitória épica por 62-60, no reduto do 2º classificado, BSR AMIAB Albacete, naquele que foi o quinto triunfo consecutivo dos comandados de Jose Antonio de Castro, na fase do título. Após uma semana marcada por várias contrariedades, desde a grave lesão de Lourdes Ortega até aos processos gripais de Allon Dor-Onn, Jonatan Soria e do próprio Pedro Bártolo, o Fundacion Grupo Norte foi ainda assim capaz de bater o pé ao BSR Albacete, equipa talhada para disputar o título com o CD Ilunion. A desvantagem de 12 pontos ao intervalo não augurava um bom desfecho, mas o coração e o espírito colectivo dos vallisoletanos permitiram contrariar a adversidade e arrancar dois pontos preciosos para continuar na luta pelos 4 lugares de acesso à final-four. Embora do ponto de vista ofensivo não tenha sido um dia feliz para Pedro Bártolo (1 em 5 de lançamentos de 2 pt), nos 15 minutos em campo, o base luso revelou-se vital na intensidade defensiva que imprimiu à equipa, acumulando também 4 ressaltos e 2 assistências.

 

Em Badajoz, o CP Mideba viveu um dia pouco inspirado, pagando caro a falta de acerto, mesmo de elementos habitualmente eficazes como o base argentino Alberto Esteche. Para Hugo Lourenço, que atuou 32 minutos e compôs a sua estatística pessoal com 5 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências, o encontro foi de particular sacrifício, já que o poste luso viu-se forçado a assumir as funções de base para melhorar a fluidez de ataque dos pacenses. Contudo, todos os esforços mostraram-se vãos, já que o Bilbao BSR regressou a casa com uma vitória por 61-51, arredando praticamente o CP Mideba das contas do título.

 

O Clinicas Rincon Amivel não pôde conter o poderio do CD Ilunion, consentindo uma derrota por expressivos 41-84. Cláudio Batista jogou 10 minutos, mas a sua participação foi igualmente infrutífera para aplacar o domínio dos madrilenos.

 

Na 2ª liga, o Servigest Burgos regressou à competição depois de um mês e meio de paragem, mas a toada manteve-se, obtendo mais uma vitória a nona em outros tantos jogos na fase regular. Márcio Dias continua a exibir a boa forma e, apesar de limitado por uma queda mais aparatosa ao longo da semana, registou 15 pontos em 25 minutos jogados.

 

Em França, o Lyon Metropole deslocou-se à capital francesa para defrontar a equipa CAP SAAA. O relativo equilíbrio do primeiro tempo esfumou-se na segunda parte, com a equipa de Paris a dispor de uma vantagem cómoda, que escalou até aos 26 pontos finais (70-44). Valter Mendes participou em 22 minutos do encontro, capitalizando-os com 5 pontos (1/3 em lançamentos de 2pt e 1/1 em 3pt), 1 assistência e 1 ressalto. 

 

Na série B, em Itália, o SS Lazio não deu quaisquer hipóteses ao INAIL Olympic Basket Trapani, na 1ª mão dos quartos-de-final do play-off, vencendo por 85-33. Ismael Sousa entrou no 3º período e contribuiu com 6 pontos, num jogo em que estreou uma nova cadeira, fator que poderá ter pesado na prestação do poste luso. 

 

Na Alemanha, na 3ª divisão alemã, o LuxRollers B conheceu sortes diferentes na jornada dupla disputada. A defesa sólida no primeiro jogo valeu a vitória frente ao Team 99 Aschaffenburg por 44-29, com Paulo Soeiro a marcar 10 pontos e a desempenhar um papel importante nas lides de distribuição. Já no segundo encontro, diante do SFD Bad Kreuznach, o LuxRollers B entrou mal, algo que se provou determinante para o desenrolar das incidências, obrigando a equipa luxemburguesa a correr atrás do prejuízo. Paulo Soeiro voltou a mostrar-se certeiro, somando 16 pontos, mas a vitória pendeu para o SFD Bad Kreuznach por 64-49.

 

Nota: Podemos ver na imagem Cláudio Batista em ato de lançamento

Atletas | Competições
22 MAR 2016

Mais Notícias