Vitória garante 1º lugar do Grupo B

O 1º lugar do Grupo B decidia-se no jogo deste domingo disputado nos Açores. Mesmo a jogar fora de casa, o Vitória foi mais forte, e ao impor-se ao Lusitânia por 86-82 terminou na frente esta fase.

Competições
17 ABR 2016

Os tiros de longa distância acabaram por permitir que a equipa liderada por Fernando Sá não só desse a volta ao marcador, como lhe permitiu construir uma curta mas importante vantagem pontual para segurar o êxito. O CAB Madeira despediu-se da edição deste ano da Liga Portuguesa de Basqutebol com um triunfo perante o seu público frente ao Eléctrico FC (101-79).

 

Obrigado a vencer para subir na classificação, o Lusitânia começou o jogo determinado a alcançar esse objetivo. A equipa da casa cedo fugiu no resultado (20-8), e não fosse a boa ponta final do 1º quarto por parte dos minhotos e o período poderia ter sido bem mais negativo para os visitantes (18-24). A recuperação dos vimaranenses teve continuidade no 2º quarto, e já perto do intervalo conseguiu mesmo o empate a 39 pontos.

 

A cerca de três minutos do final do 3º período, altura em que os açorianos lideravam o jogo por 58-55, a equipa vimaranense deixou de fazer pontos, aproveitando os insulares para aumentarem a vantagem até final do quarto (63-55). Um triplo de Stefan Djukic, a 1.30 minutos do final, deixava o Lusitânia bem posicionado para garantir a vitória (78-74), mas Paulo Cunha respondeu na mesma moeda, e em dose a dobrar, permitindo que o Vitória desse a volta ao marcador (80-78). Pedro Catarino, com mais uma bomba de três, aumentava a diferença para seis pontos (84-78), e dois lances-livres da autoria de Pedro Pinto, a 18 segundos do fim, selavam o triunfo do Vitória.

 

A equipa de Guimarães beneficiou de 22 lances-livres, dos quais converteu 18 (82%), soube tirar partido dos turnovers dos açorianos (20 pontos), e esteve ligeiramente melhor no capitulo do lançamento. Já aos insulares dominaram a luta dos ressaltos (37/23) dos quais 13 foram conquistados na tabela ofensiva e converteram 21 pontos em segundos lançamentos.

 

O extremo João Balseiro, que contabilizou 22 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências, foi o melhor marcador do Vitória, seguido de perto por João Guerreiro (20 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) e Pedro Catarino (20 pontos e 7 assistências).

 

O jogo interior do Lusitânia causou imensos problemas, e aprova disso mesmo são os números registados pela dupla formada por Stefan Djukic (24 pontos, 14 ressaltos e 4 assistências) e Sasa Borovnjak (24 pontos e 13 ressaltos).

Competições
17 ABR 2016

Mais Notícias