CAB afasta Lombos do título nacional feminino

O CAB Madeira bateu a Quinta dos Lombos por 70-68, em mais um excelente jogo de basquetebol, alcançando assim a primeira vitória na prova.

Competições | Treinadores
1 MAI 2016

Com este resultado, o Lombos despediu-se da luta pelo título, que assim será disputado no escaldante desafio que aí vem, entre Sportiva Azores Airlines e GDESSA – Barreiro, onde o vencedor será o campeão nacional!

Esta Fase Final da LIga Feminina, realizada no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, tem sido pródiga em excelentes espetáculos, sendo que este CAB Madeira vs Quinta dos Lombos foi mais um exemplo. Numa partida com alternâncias no marcador, o conjunto madeirense acabou por garantir o triunfo perto do final, perante um Lombos que se via obrigado a vencer para poder ainda sagrar-se campeão nacional.

O CAB entrou melhor no jogo, talvez por alinhar sem pressão, já que não se encontrava na luta pelo campeonato. No primeiro período, as comandadas de João Pedro Vieira conseguiram distanciar-se um pouco no marcador, chegando ao fim dos 10 minutos iniciais na frente por 20-13. Mas no segundo quarto, o Lombos reapareceu em melhor plano, confirmando uma tónica que iria marcar o encontro: muito equílibrio, dados estatísticos semelhantes, emoção quanto ao resultado. Mesmo assim, o CAB foi para o intervalo em vantagem, por 34-30.

O tempo corria contra a Quinta dos Lombos, e daí a formação orientada por José Leite assumiu as rédeas do desafio no 3.º período, encostando ao CAB no resultado. À entrada para o último quarto, o conjunto da Linha já se encontrava na dianteira do marcador (50-48), mas no derradeiro período, que foi muitíssimo bem jogado e disputado a um ritmo muito alto, com vários lançamentos de grande qualidade, o CAB foi mais forte. Foi a fase da partida com pontuação mais alta (22-18 para o CAB como parcial deste período), o que diz bem da inspiração das jogadoras numa altura de tanta pressão, com as madeirenses a acabarem por vencer pelo resultado tangencial de 70-68, apesar de um último esforço de Inês Viana para levar o jogo para prolongamento.

Em termos individuais, e em relação ao CAB Madeira, destaque para Aleighsa Welch (16 pontos e 8 ressaltos), para os 13 pontos convertidos por Ijeoma Ofomata e Cherin Miller e ainda para Rosinha Rosário, além da grande exibição de Filipa Bernardeco. Por seu turno, do lado da Quinta dos Lombos, Artemis Afonso registou 18 pontos, ao passo que Alexandria Harden faturou 16 pontos e conquistou 7 ressaltos. De realçar ainda as boas prestações de Sónia Reis (12 pontos e 6 ressaltos) e de Inês Viana (12 pontos).

Depois deste jogo, João Pedro Vieira, treinador do CAB, estava bastante satisfeito: "A equipa teve uma grande atitude. Cumprimos com o plano de jogo e mostrámos que podíamos ter sido campeões. Do outro lado, José Leite, técnico da Quinta dos Lombos, revelou desportivismo e enalteceu o equilíbrio verificado: "Foi um jogo muito disputado e com muito confronto físico. Penso que nenhuma equipa se sobrepôs. O CAB talvez tenha sido um pouco mais forte nos ressaltos e tirou vantagem disso. O jogo podia cair para qualquer lado e quem ganha, ganha sempre bem. Parabéns ao CAB pela vitória."

Acima de tudo, parabéns para ambos os clubes! Realizaram uma excelente época, proporcionaram grandes momentos!

 

Nota: Em anexo poderá recuperar todas as declarações de alguns dos intervenientes da partida.

Competições | Treinadores
1 MAI 2016

Mais Notícias