GDESSA-Barreiro foi mais forte no final

No jogo que encerrou a 1ª jornada da Final Four da Liga Feminina, o GDESSA-Barreiro bateu a equipa do CAB Madeira por 76-70.

Competições | FPB
30 ABR 2016

A formação do Barreiro esteve mais tempo no comando do marcador, o que não impediu que as madeirenses discutissem o jogo até ao último período. Aliás, só nos derradeiros 5 minutos do encontro é que as comandadas de Nuno Manaia foram capazes de garantir a vitória, diante de um conjunto madeirense que sentiu enormes dificuldades para fazer pontos, na parte final do encontro. Este sábado pelas 16 horas, o GDESSA-Barreiro defronta a Quinta dos Lombos, e às 18 horas será a vez de SportivaAirlinesAzores e CAB Madeira medirem forças, numa jornada em que os vencidos do primeiro dia estão obrigados a vencer de forma a manter as suas aspirações quanto à conquista do titulo de campeão nacional.

 

Os primeiros 10 minutos foram de grande equilíbrio, com algumas alternâncias no comando do jogo, e acabaria por ser o CAB a terminar na frente o quarto pela diferença mínima (19-18). Os minutos iniciais do 2º período tiveram o ascendente da equipa do Barreiro, mas a meio do quarto as insulares voltavam ao comando (29-28). Mas seria mesmo a equipa liderada por Nuno Manaia a terminar melhor a 1ª parte (44-33), com uma vantagem que manteria até bem perto do final do 3º período (61-50).

 

A formação do CAB reagiu, e conseguiu impedir que o GDESSA somasse qualquer ponto durante 5.30 minutos, aproveitando para dar a volta ao resultado (62-61) quando faltavam jogar 6.15 minutos. A pouco menos de cinco minutos do final, o marcador registava um empate a 66 pontos, e seria a vez do conjunto do Barreiro de reduzir a zero, até 33 segundos do fim, a produção ofensiva das madeirenses (66-73).

 

A grande diferença neste encontro esteve nas perdas de bola sem lançamento, com a equipa do CAB a ser naturalmente penalizada pelos 22 turnovers cometidos durante o encontro. Nem o facto de ter ganho a luta das tabelas (42 vs 32) lhe valeu perante tanta bola oferecida ao adversário. O GDESSA registou 13 roubos de bola, e somou 21 pontos dos erros cometidos pelas madeirenses, num encontro em que contabilizou 9 turnovers.

 

O técnico Nuno Manaia contou com 22 pontos vindos do banco, e com a dupla formada por Márcia Costa (22 pontos, 6 assistências e 4 ressaltos) e Kamilah Jackson (17 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências) a um excelente nível. Destaque ainda para o jogo muito positivo da base Joana Bernardeco (9 pontos e 5 assistências).

 

A norte-americana Aleighsa Welch (28 pontos e 13 ressaltos) protagonizou mais uma estupenda prestação, mas nem com a ajuda de Cherin Miller (12 pontos, 9 ressaltos e 2 assistências) conseguiu iniciar a competição de forma positiva.

Competições | FPB
30 ABR 2016

Mais Notícias