“Estamos claramente a subir de jogo para jogo”

Depois de eliminar o CPN nas meias finais do playoff, e de assim garantir a subida à Liga Feminina, o Académico FC irá procurar alcançar o título nacional frente ao G.D.Gafanha.

Atletas | Competições | Treinadores
19 MAI 2016

Apesar de estar ciente das dificuldades, Américo Santos, treinador da formação portuense, mostra-se orgulhoso do trajeto das suas jogadoras, recordando dificuldades ultrapassada ao longo da temporada.

Sente-se favorito para esta final, depois do Académico FC ter eliminado o CPN, líder da Fase Regular, nas meias finais?

Obviamente que não. Aliás não acredito que haja algum favorito nesta final.

 

Que análise faz do G.D.Gafanha?

É uma equipa bastante completa, possuindo diversas jogadoras com capacidade de desequilíbrio tanto a nível de jogo interior como exterior.

 

Em que aspetos pensa que as suas jogadoras terão que ser mais fortes? O facto  do título se decidir num só jogo  poderá pesar em termos de pressão?

Uma final decide-se nos pequenos pormenores, por isso acima de tudo peço concentração e entrega absoluta em todos os momentos no cumprir do plano de jogo, algo que a equipa tem vindo a melhorar ao longo desta fase final da competição.
Qualquer jogo de playoff nos moldes que se disputa a 1ª divisão tem imensa pressão. Não me parece que uma final tenha mais. Temos uma equipa que apesar de muito jovem já demonstrou saber conviver muito bem com a pressão. 

 

A subida de divisão já está garantida, depois do Académico FC ter terminado a Fase Regular com 10 derrotas. Ao longo do playoff, sempre esteve convicto de que poderiam subir de escalão?

As 10 derrotas estão muito longe do real valor do nosso plantel. Basta dizer que no momento que tivemos o nosso plantel completo eliminámos, com relativa facilidade, o Sporting da Taça de Portugal e por muito pouco (e já com atletas lesionadas e limitadas fisicamente) não fizemos o mesmo com o Olivais na ronda seguinte, duas excelentes equipas da nossa liga em dois grandes espetáculos desportivos. A nossa época foi bastante atribulada em termos de lesões. Na verdade realizámos quase toda a 2ª volta com apenas 6 jogadoras, sendo que 4 atletas regressaram na parte final, enquanto 2 jogadoras, infelizmente, infelizmente, não conseguiram dar mais o seu contributo esta época. Considerando que o equilíbrio e a profundidade do plantel é um dos pontos fortes do nosso grupo, obviamente não o termos, afetou-nos o rendimento e consequentemente originou o aparecer de alguns resultados menos positivos. Felizmente conseguimos recuperar o equilíbrio da equipa a tempo da entrada dos playoffs, sendo que nesta fase estamos claramente a subir de jogo para jogo. Não escondo que a derrota pesada e a exibição no primeiro jogo frente à SIMECQ foi muito marcante, mas mais uma vez as minhas atletas souberam dar uma resposta incrível face às adversidades e viraram a eliminatória. Já na eliminatória com o CPN e com todo o respeito pela qualidade do adversário, sempre sentimos que tínhamos todas as condições para garantir a subida à liga, algo em que acreditamos desde o primeiro minuto da série, até ao seu fantástico último segundo.

A próxima época, na Liga Feminina, já está a ser preparada? Haverá muitos ajustes?

Para já estamos centrados em ser campeões nacionais da 1ª divisão e a partir de sábado pensaremos na próxima época. 

Atletas | Competições | Treinadores
19 MAI 2016

Mais Notícias