Chegou a hora da decisão final

Os dois clubes mais bem classificados na fase anterior confirmaram, com menor ou maior dificuldade, a sua superioridade durante os playoffs.

Competições
19 MAI 2016

SL Benfica e FC Porto, eternos rivais, encontram-se na grande final, com os azuis e brancos no ano de regresso à Liga a mostrarem-se como sérios candidatos a por fim à hegemonia dos encarnados. O Benfica parte para esta final com a vantagem do fator casa, embora os últimos embates entre os dois conjuntos tenham sido favoráveis aos dragões. Mas em altura de playoff nada disso conta, até porque, é um novo campeonato, com características muito próprias, e que vão para além das questões táticas e técnicas.

 

Os atuais campeões nacionais continuam como legítimos candidatos à conquista do penta, ainda que tenham sentido mais dificuldades e sofrido muito mais para chegar a esta final. O FC Porto somou duas séries limpas, frente a Vitória SC e Ovarense Dolce Vita, sinal da sua competência e superioridade sobre os adversários. Será interessante perceber se o maior esforço despendido pelos encarnados na meia-final, sobretudo nos dois primeiros jogos deste fim de semana, tendo em conta o menor tempo de recuperação, poderá ter alguma influência no rendimento do Benfica.

 

Quanto ao tempo mais reduzido para preparar a final é subjetivo, já que nesta fase da temporada, e tendo em conta os jogos realizados entre as duas equipas, o conhecimento mútuo é grande. Passará mais pela capacidade mental dos jogadores em se alinharem pelo novo plano de jogo e características individuais dos seus adversários diretos.

 

Na única final em que se defrontaram na presente temporada, Taça Hugo dos Santos, o FC Porto saiu vitorioso, um triunfo pela diferença mínima (69-68). Mas o Benfica já conquistou títulos esta época, nomeadamente a Supertaça, o Troféu António Pratas, e mais recentemente a Taça de Portugal. Mas obviamente que o titulo de campeão nacional é o mais ambicionado, e aquele que é apontado, especialmente para estas duas equipas, como o grande objetivo da temporada.

 

As duas formações já se defrontaram por seis vezes na presente temporada, sendo claramente favorável o saldo desses confrontos ao FC Porto (4V e 2D). Curiosamente os azuis e brancos venceram os últimos quatro embates, sendo que a última vez que o Benfica bateu o FC Porto já data de 17 de Outubro, do ano passado, e ainda não venceu esta temporada no Dragão Caixa.

 

Números de que nada valem quando este playoff final se iniciar, servindo apenas para relembrar um pouco da história e da caminhada das duas equipas até chegarem a esta final.

Competições
19 MAI 2016

Mais Notícias