CB Queluz faz o pleno e sagra-se campeão nacional de Sub 16 Femininos

O CB Queluz conquistou o Campeonato Nacional de Sub 16 Femininos, depois de bater a Quinta dos Lombos por 56-55, na Gafanha da Nazaré, num jogo emotivo, sendo de destacar o registo limpo da equipa orientada por Fernando Brás, com três vitórias em outros tantos jogos nesta Fase Final.

Atletas | Competições | Treinadores
5 JUN 2016

Já o Olivais Coimbra assegurou a terceira posição, depois de derroatar o GD Gafanha por 57-49.

 

 

Numa partida digna de uma final, com muita emoção, o CB Queluz levou a melhor sobre a Quinta dos Lombos e alcançou assim o seu primeiro título da história de Sub 16 Femininos. A vitória foi garantida através de um triplo a 1 segundo do final, o que diz bem do equilíbrio verificado entres estas duas equipas do Sul.

 

O primeiro período foi o tónico para aquilo se seguiria, com um grande nivelamento. No final dos 10 minutos iniciais, o marcador registava um 15-14 favorável ao CB Queluz, mas no segundo quarto, que acabou por ser a fase do jogo com menor pontuação, o Lombos deu a volta, chegando ao intervalo na frente por 26-24.

 

A importância do desafio parecia pesar, e por isso mesmo não se assistiu a grandes níveis de eficácia, sendo que o Lombos até acabou por estar na dianteira do resultado ao longo de grande parte do tempo, embora sem nunca descolar. Aliás, podemos afirmar que o conjunto orientado por Ernesto Nhalungo soçobrou nos momentos decisivos, já que no final do terceiro período o CB Queluz já comandava novamente (42-40).

 

Os volte-faces no resultado eram uma constante, o que conferiu uma enorme espetaculridade a esta final, perante uma numerosa assistência nas bancadas. Contudo, a 03:09 do término do desafio, até ficou a sensação de que o Lombos teria o título na mão depois de um triplo de Mariana Carvalho, que colocou o resultado em 55-48, só que a partir daí o cenário inverteu-se totalmente, com o  conjunto da Linha a não mais conseguir pontuar, permitindo uma enorme recuperação ao CB  Queluz.

 

Leonor Nunes acabou por vestir a pele de heroína da partida, ao converter o triplo decisivo que deu o campeonato ao CB Queluz, a 12 segundos do fim, fixando o resultado em 56-55, ficando na retina o empenho de  todas as jogadoras, sendo que as duas equipas estão de parabéns pelo grande percurso que efetuaram e pela forma como discutiram esta competição até ao úlltimo suspiro.

 

Em termos individuais, e relativamente ao CB Queluz, estiveram em destaque Leonor Nunes (12 pontos e 8 ressaltos), Dilma Semedo (11 pontos e 6 ressaltos) e Raquel Laneiro (11 pontos). Por seu turno,  na Quinta dos Lombos, de realçar o duplo-duplo dde Chanaya Pinto (15 pontos e 20 ressaltos) e a prestação de Mariana Carvalho (21 pontos e 6 ressaltos).

Atletas | Competições | Treinadores
5 JUN 2016

Mais Notícias