Quinta dos Lombos e CB Queluz decidem titulo

O segundo dia de competição voltou a ser dominado pelos vencedores da jornada inaugural da competição.

Competições | FPB
4 JUN 2016

O CB Queluz repetiu o triunfo da véspera, desta vez frente ao Olivais de Coimbra (70-54), o mesmo aconteceu com a Quinta dos Lombos que voltou a vencer, desta feita o GD Gafanha, por 63-53. Os dois representantes do sul chegam ao último dia de prova invictos, pelo que o jogo deste domingo, agendado para as 11h30, decidirá o novo campeão nacional da categoria. Duas horas mais cedo, será a vez de Olivais de Coimbra e GD Gafanha tentarem despedir-se com uma vitória nesta final four.

 

A formação de Coimbra conseguiu manter o jogo fechado até três minutos do final do 1º tempo, altura em que perdia por seis pontos de diferença (19-25). O CBQ finalizou a 1ª parte por cima no jogo, e seis pontos consecutivos fizeram com que a diferença ao intervalo já estivesse na casa das dezenas (31-19).

 

O bom momento do conjunto de Sintra prolongou-se no arranque da etapa complementar, com um parcial de 8-0, que com pouco mais de dois minutos jogados na 2ª parte vencia por vinte pontos (39-19). O Olivais não mostrou capacidade para alterar o rumo dos acontecimentos, com a diferença pontual a atingir o seu máximo  a 6.30 minutos do final (58-37).

 

A melhor marcadora do encontro foi Constança Almeida, que contabilizou 20 pontos e 3 ressaltos. Maria Amojo (13 pontos, 4 ressaltos e 2 roubos de bola) terminou igualmente na casa das dezenas em pontos marcados, e Alicia Santos (3 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) deu vários contributos, especialmente no capitulo do ressalto, à equipa do CBQueluz.

 

A notável prestação de Alice Martins (19 pontos, 16 ressaltos e 2 roubos de bola), nem com a ajuda de Mafalda Pompeu (18 pontos e 3 ressaltos), conseguiu evitar novo desaire da equipa do Olivais.

 

Quinta dos Lombos fugiu no inicio do 4º período

 

A Quinta dos Lombos entrou muito bem no jogo, com um parcial de 8-0, mas até ao final do período a equipa da Gafanha conseguiu aproximar-se no marcador, tendo terminado o 1º quarto a perder por dois (14-16). Os minutos iniciais do 2º período foram dominados pela equipa do Gafanha (21-16), que conseguiu até ao intervalo manter-se no comando do jogo (29-27).

 

A pouco mais de três minutos do final do 3º período o marcador registava um empate a 39 pontos, e não mais a equipa da Gafanha fez pontos até final do quarto (39-45). A diferença chegou a ser de dois (43-45), mas um parcial de 9-0, favorável ao conjunto de Carcavelos, que empurrou a Quinta dos Lombos (54-43) para uma vitória que acabou por ser mais tranquila na segunda metade do derradeiro período.

 

As duas equipas cometeram muitos turnovers, mas foram os Lombos a tirar melhor partido dos erros do adversário (15 vs 6 pontos). Ambos os conjuntos registaram 17 ressaltos ofensivos, mas a equipa de Carcavelos contabilizou o dobro dos pontos em segundos lançamentos (14 vs 7). Para além de ter sido a Quinta dos Lombos a conseguir fazer mais pontos dentro da área restritiva (32 vs 22).

 

O grande destaque vai para o duplo-duplo registado por Chanaya Pinto (20 pontos, 22 ressaltos e 2 roubos de bola), decisiva nos dois lados do campo, bem secundada por Mariana Carvalho (12 pontos, 4 roubos de bola e 3 ressaltos) e Inês Fonseca (9 pontos, 3 roubos de bola e 2 ressaltos).

 

Nas olivanenses, Mariana Mendes e Bruna Zagaria, com 10 pontos, foram as melhores marcadoras, seguidas de perto por Beatriz Vieira, autora de 8 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola.

Competições | FPB
4 JUN 2016

Mais Notícias