Guifões SC sagra-se campeão nacional de Sub 18 Masculinos pela primeira vez
Manhã histórica para o Guifões SC, que pela primeira vez se sagrou campeão nacional de Sub 18 Masculinos.
Atletas | Competições | Treinadores
29 MAI 2016
A formação orientada por Nuno Freitas bateu o Dragon Force por 64-59 e assim garantiu o primeiro lugar, apesar da vitória do SL Benfica no jogo anterior frente ao CB Queluz, por 70-66.
Muito por culpa de um primeiro período muito forte, a equipa do Guifões SC acabou por vencer a partida, nunca chegando a ter liderança propriamente em causa. Num duelo entre equipas do Norte, e depois do triunfo do SL Benfica, os jogadores do Guifões sabiam que apenas ganhando se sagrariam campeões nacionais, e por isso mesmo entraram em campo determinados a decidir a questão.
Por isso mesmo, após os 10 minutos iniciais, o conjunto de Matosinhos já liderava o marcador por 25-13, o que tranquilizou os jogadores. No segundo período, o Dragon Force, comandado por Daniela Gomes, superiorizou-se ao adversário, na fase do desafio com menor pontuação, atenuando um pouco a desvantagem, o que se traduziu num resultado de 33-25 ao intervalo, favorável ao Guifões.
No segundo tempo, os 'dragões' surgiram mais eficazes e começaram a aproximar-se no marcador, embora nunca passando para a frente. Num jogo bem disputado e próprio das grandes decisões. o Guifões tentou controlar a situação, entrando no último período com uma vantagem de 5 pontos (48-43). Aí, na fase final da partida, assistiu-se a muito equilíbrio, como se comprova pelo resultado de 16-16 verificado no derradeiro quarto, o que se traduziu no 64-59 final para o Guifões, perante um Dragon Force que terminou na terceira posição.
Em termos individuais, pelo Guifões SC, realce para Miguel Pereira, que efetuou um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), Gonçalo Madureira (16 pontos) e Rodrigo Lima (11 pontos, 5 ressaltos e 6 assistências). Por seu turno, relativamente ao Dragon Force, saliência para Henriques Barros (14 pontos e 6 ressaltos), Miguel Valente (10 pontos), Tomás Domingos (8 pontos e 8 ressaltos) e Vladyslav Voytso (8 ressaltos).
De referir que Tomás Domingos, do Dragon Force, foi eleito o MVP da Fase Final, ao passo que o cinco ideal da prova foi o seguinte: Tomás Domingos (Dragon Force), Vladyslav Voytso (Dragon Force), Gonçalo Madureira (Guifões SC), Rodrigo Lima (Guifões SC) e Vasco Catarro (SL Benfica).
Classificação final:
1.º SC Guifões
2.º SL Benfica
3.º Dragon Force
4.º CB Queluz