2ª parte condiciona sucesso de Portugal

O torneio de Fourgères não começou da melhor forma para a equipa nacional, que no jogo de abertura foi superada pela equipa da casa, a França, por 57-45.

Competições | Seleções
24 JUN 2016

Depois de uma primeira parte muito equilibrada, a formação nacional cedeu na etapa complementar, muito por culpa da falta de inspiração no capitulo do lançamento. A luta das tabelas foi igualmente favorável às francesas, mas ainda assim, registe-se o bom desempenho defensivo da seleção portuguesa, com pena para o mau inicio de segunda parte. Este sábado, na 2ª jornada do torneio, Portugal defronta a Bélgica, que foi derrotada de forma concludente (67-47) pela Itália na jornada inaugural.

 

O dia começou com um treino de 80 minutos que teve inicio às 10h30, na "Salle Mimi Renno", cujas instalações eram uma piscina antiga, tendo sido recuperadas para um pavilhão com todos os requisitos.

 

A equipa técnica, como vem sendo hábito, não deu descanso às jogadoras, fazendo correções constantes ao posicionamento quer da jogadora com bola, quer da jogadora sem bola, em todos os momentos do jogo.

 

Após um duche rápido, a equipa deslocou-se ao City Hall para ser recebida pelo assessor do Mayor da cidade, Sr. Ardis Christopher, que agradeceu a presença das 4 seleções, acabando por fazer uma curta cerimónia de abertura do torneio.

 

O jogo até começou bem para Portugal, já que no final do 1º período comandava a marcha do marcador (13-11). Apesar de estar a perder ao intervalo (22-24), a equipa nacional mantinha o jogo fechado, e dava mostras de conseguir ser competitiva diante da poderosa equipa francesa.

 

O bom desempenho das comandadas de Eugénio Rodrigues não se prolongou no 2º tempo, particularmente durante o 3º quarto, período durante o qual Portugal permitiu um parcial de 18-8, favorável às francesas. O conjunto português não esteve bem no tiro de longa distância (1/6 – 17%), bem como não esteve eficiente nos lançamentos de 2 pontos (16/43 – 37%). Para agravar esta falta de pontaria, a luta das tabelas foi dominada pela equipa da casa (36-26), que beneficiou de 12 ressaltos ofensivos.

 

O último período voltou a ser equilibrado, com um empate a 12 pontos, mas insuficiente para que Portugal conseguisse anular a desvantagem de doze pontos (30-42) que se registava no final do 3º período. Nem tudo foi negativo neste jogo para a formação nacional, sobretudo o controlo da posse de bola (8 turnovers), uma área do jogo em que Portugal esteve muito bem.

 

A base Carolina Bernardeco (9 pts, 3R e 2A) foi a melhor marcadora da equipa, seguida de perto por Maria Kostourkova (7pts e 4R), que tentou equilibrar a luta do ressalto.

 

 

Resultados do 1º dia:

Bélgica 47-67 Itália

França 57-45 Portugal

 

2ª jornada (25/6)

17h30 Portugal x Bélgica

19h30 França x Itália

 

3ª jornada (26/6)

15h Itália x Portugal

17h FRança x Bélgica

Competições | Seleções
24 JUN 2016

Mais Notícias