Seleção Nacional de Sub 20 Femininos continua na Divisão A europeia!
Mais uma grande noite se viveu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (CDC), com Portugal a bater a Turquia por 50-48, garantindo assim a permanência na Divisão A, que era o grande objetivo do grupo de trabalho.
Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
15 JUL 2016
Parabéns, guerreiras! Continuarão na elite do baquetebol europeu!
Ninguém diria que Portugal iria sofrer tanto para conquistar esta preciosa vitória diante da Turquia, depois de no segundo periodo as comandadas de Eugénio Rodrigues terem desfrutado de uma considerável vantagem sobre o adversário e de, acima de tudo, terem revelado uma clara superioridade ao longo da primeira parte.
A equipa de todos nós entrou com tudo, distanciando-se logo na marcador. Fruto de uma muito maior intensidade e eficiência, Portugal passou a ideia de que se encontrava seguro no jogo, chegando ao final do primeiro período a vencer por 15-7.
Mas o melhor estaria para vir, com um fortíssimo início de segundo quarto. Com o também muito apoio vindo das bancadas do CDC, a equipa das quinas embalou, chegando mesmo a dispor de uma vantagem de 19 pontos (32-11). Mas esse seria, digamos assim, e durante muito tempo, o canto do cisne de Portugal, que depois desceu drasticamete de produção.
Apesar de ao intervalo o resultado registar um 32-20 favorável às nossas cores, a confiança já não era a mesma, o que se confirmou com um duro começo de terceiro período. Contabilizando alguns pontos conseguidos antes do intervalo e já no regresso dos balneários, a Turquia aplicou mesmo um parcial de 18-0, o que colocou o resultado em 32-30. Só a 4:12 do final deste quarto Portugal pontuou, para depois readquirir alguma da qualidade de jogo que havia evidenciado, indo assim para o último período a vencer por 42-36.
Nos 10 minutos finais imperou a emoção. A pressão era muita, os erros acumularam-se, Portugal não conseguiu dilatar a vantagem e a Turquia foi-se mantendo por dentro do desafio. A 1:35 do término da partida, a Seleção Nacional vencia por 48-43, mas depois, qual golpe de teatro, permitiu que o opositor turco empatasse o jogo (48-48) com um triplo, a 37 segundos do fim.
A pouco mais de 15 de segundos do fim, eis o lançamento de dois pontos decisivo, da autoria de Carolina Bernardeco, que mantém Portugal no rumo da elite europeia!
Em termos individuais, do lado luso, realce para Carolina Gonçalves, a realizar um excelente Europeu, e que desta feita apontou 15 pontos, e para os 10 ressaltos de Chelsea Guimarães. Em relação à Turquia, saliência para Gulcan, que obteve 18 pontos e 8 ressaltos.
Em suma, Portugal encontra-se na luta pelo 9.º lugar, mas agora sem a pressão da manutenção na Divisão A, tendo como adversário de amanhã a Bósnia e Herzegovina, equipa que defrontou e venceu na Fase de Grupos, numa partida que se encontra agendada para as 16h15, no CDC de Matosinhos.
PARABÉNS, CRAQUES! Obrigado pelo vosso contributo para o nosso basquetebol! E que todos os adeptos compareçam amanhã no CDC para apoiar e prestar um tributo a estas atletas!