Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos em Bucareste
A Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos encontra-se na Roménia, já na fase final de preparação para o Europeu da categoria que aí vem - Divisão B.
Atletas | Competições | Seleções
7 AGO 2016
Fiquem com as últimas sobre a equipa de todos nós, que entrará em ação no Europeu esta quinta-feira, às 11h45, diante da Holanda.
Após um longo sábado de viagem, a Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos chegou a Bucareste no final do dia, onde foi recebida de forma muito simpática e cordial por um responsável técnico da Federação Romena.
Apenas houve tempo para a delegação portuguesa se instalar, jantar e dormir no Hotel Sport – centro de estágio para desportistas da Roménia que imortaliza uma antiga campeã olímpica do País, Lia Manoliu -, localizado num parque da capital do país, onde se encontram instalações desportivas para treinos e competição de atletas de diferentes modalidades (estádio de futebol, pista de atletismo, pavilhão para ginástica, …).
De referir que a Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos treinou na manhã de domingo no Pavilhão da Federação Romena de Basquetebol – Arena de Baschet -, instalação muito funcional que fica situada nas traseiras do hotel, a menos de 5 minutos a pé, junto da sede da Federação.
Ao final da tarde, a equipa nacional defrontou a sua congénere da Roménia, noprimeiro de 2 jogos finais de preparação programados para antes do Campeonato Europeu.
Portugal venceu por 58-48, num jogo com duas partes claramente diferentes. Na primeira parte, a equipa portuguesa evidenciou clara superioridade, com mais agressividade defensiva, velocidade nas transições e maior eficácia ofensiva, perante uma Roménia que parecia macia e até inofensiva, sendo que ao intervalo Portugal vencia por 33-15.
Na segunda parte, e especialmente durante o terceiro período, tudo se alterou e os papéis pareceram inverter-se. Os jovens portugueses entraram apáticos, desconcentrados, pouco intensos e sem disciplina coletiva, talvez convencidos de facilidades e deixaram-se surpreender pelo aumento da agressividade e da eficácia da Roménia, evidenciando dificuldades perante a pressão defensiva em todo o campo. Demoraram muito a reagir, só melhorando em curtas fases nos finais dos terceiro e quarto períodos.
Portugal acabou por vencer um jogo que constituiu uma boa preparação e um bom alerta para as dificuldades que os jovens portugueses vão enfrentar perante equipas que jogam com elevada agressividade defensiva e intensidade ofensiva.
Pela Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos jogaram:
Ruben Nobre – 14 minutos, 3 pontos, 2 faltas
Gustavo Teixeira – 18 minutos, 5 pontos e 1 ressalto
Francisco Amarante – 38 minutos, 11 pontos, 5 ressaltos, 6 assistências, 3 faltas
Pedro Oliveira – 6 minutos, 1 assistência, 2 faltas
Diogo Peixe – 29 minutos, 10 pontos, 4 ressaltos, 2 faltas
Miguel Correia – 15 minutos, 6 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência, 1 falta
Ricardo Neves – 5 minutos, 2 pontos, 2 ressaltos
João Guerreiro – 30 minutos, 9 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência, 3 faltas
Vicente Jardim – 11 minutos, 3 pontos, 1 ressalto, 1 assistência, 3 faltas
Lamine Banora – 22 minutos, 6 pontos, 4 ressaltos, 5 faltas
Miguel Reis – 10 minutos, 3 pontos, 1 ressalto, 1 falta
Rodrigo Soares – 2 minutos, 3 faltas
Esta segunda-feira, 8 de agosto, a Seleção Nacional de Sub 16 Masculinos repetirá o programa, treinando de manhã e jogando ao final da tarde novamente com a congénere da Roménia.