Portugal viu ciclo positivo interrompido
Depois de duas vitórias consecutivas, Portugal não consegui fechar o Grupo B do Europeu de Sub 18 Masculinos – Divisão B com uma vitória.
Competições | FPB | Seleções
3 AGO 2016
A equipa nacional foi superada por Montenegro (80-45), que assim terminou invicto esta primeira fase da competição (5V). Os comandados de José Ricardo Rodrigues não entraram bem no jogo, cedo se viram na obrigação de ter que correr atrás do prejuízo, isto porque permitiram que os montenegrinos construíssem uma vantagem pontual confortável durante o quarto inicial. Portugal ainda conseguiu equilibrar dois períodos, mas nunca foi capaz de reentrar na discussão pela vitória. A equipa nacional terminou a 1ª fase em 4º classificado, e disputará agora do 9º ao 16º lugar. O próximo encontro será frente à Bulgária, esta sexta-feira, 5 de agosto, às 12 horas (menos uma em Portugal), na luta pela melhor classificação possível.
No final dos primeiros 10 minutos, a equipa portuguesa já se encontrava numa situação complicada, pois estava obrigada a anular uma diferença de dezassete pontos (7-24). Até ao intervalo, a equipa nacional melhorou nos dois lados do campo, sobretudo no capitulo ofensivo, tendo conseguido equilibrar o período (16-17).
O recomeço da etapa complementar deitou por terra qualquer possibilidade de Portugal poder ainda aspirar a vencer o encontro, já que a desvantagem pontual subiu para muito perto dos trinta pontos (32-61). Apesar de se ter batido muito bem na luta das tabelas (40-47), sobretudo na ofensiva (15), Portugal cometeu demasiados turnovers (22), e esteve muito pouco eficaz a lançar ao cesto (25.5% de 2pts e 21.4% de 3pts). Outro capitulo do jogo em que a formação lusa não esteve particularmente bem foi nas assistências, já que registou 4 ao longo de todo o encontro.
Tendo em conta que do outro lado estava um adversário fortíssimo, candidato a subir de divisão, o desacerto português conduziu a um resultado final desnivelado. Pedro Lança (5 ressaltos) e Rodrigo Lima (3 ressaltos), ambos com 10 pontos, foram os melhores marcadores de Portugal.