“Darmos o nosso melhor em cada treino”

Já muito perto de terminar a segunda semana de preparação em Sangalhos, José Silva, um dos capitães da seleção nacional fez um balanço daquilo que tem sido o trabalho da equipa portuguesa.

Atletas | Seleções
29 JUL 2016

O desafio passa por dar o máximo em cada treino, não apenas fisicamente, como também na preparação mental para a competição. Mesmo sabendo que apenas 12 chegarão à fase de qualificação para o Eurobasket de 2017, isso não impede que o grupo seja coeso, reforçando um dos quatro princípios básicos do funcionamento da seleção, que diz que a equipa está acima de tudo.

 

Sangalhos tem sido sinónimo de dor, sofrimento, cansaço, não só físico, sacrifícios indispensáveis como o próprio reconhece para que Portugal possa discutir uma presença no próximo Eurobasket. “Têm sido 2 semanas de muito trabalho. É bastante importante esta fase de preparação porque a fase de apuramento vai ser muito exigente, tanto fisica como mentalmente”.

 

Nas habituais palestras do selecionador nacional Mário Palma, é sempre referido que se joga com a mente, pois é ela que comanda tudo o resto. Só uma equipa forte mentalmente, preparada para jogos com três dias de intervalo, com viagens pelo meio, e onde a pressão é um fator decisivo, poderá ter sucesso. “Iremos ter 6 jogos em 18 dias, daí o fator psicológico ser bastante importante. O nosso treinador Mário Palma está a fazer um ótimo trabalho em motivar-nos para darmos o nosso melhor em cada treino. Só assim conseguiremos evoluir em termos de equipa e chegar completamente preparados a fase de qualificação”.

 

Sem ser um grupo de trabalho fechado, a seleção nacional tem um núcleo de jogadores que há muito trabalha junto. José Silva destaca a coesão que caracteriza a Seleção, independentemente de se saber que, inevitavelmente, alguns terão de ser dispensados. “Somos um grupo muito unido, dentro e fora de campo, e todos estão a dar o seu máximo, a lutar por um lugar nos 12. Sabemos que apurar para o Eurobasket não vai ser fácil, mas se continuarmos a trabalhar desta forma teremos muitas hipóteses em consegui-lo”.

Atletas | Seleções
29 JUL 2016

Mais Notícias