Portugueses lá fora

Dos 3 jogadores nacionais em ação esta semana, só Valter Mendes entra na pausa natalícia com a sensação de dever cumprido, já que o Lyon Métropole alcançou um triunfo vital contra o 2.º classificado, reclamando o “título” de campeão de inverno.

Atletas | Competições
22 DEZ 2016

 

Pedro Bártolo e o CP Mideba alargaram o registo negro para 6 derrotas, enquanto o Briantea 84 Cantù pulverizou a resistência oferecida pelo Santa Lucia Basket, que teve Ismael de Sousa em campo por 3 minutos.

 

Nota: Valter Mendes na foto

Vitória apoteótica do Lyon Métropole, na recepção ao Luc Handibasket, por 66-44, que lhe permite fechar o ano num destacado 1.º posto, com mais 2 pontos do que o Gennevilliers, o adversário desta jornada. Os lioneses entraram determinados em dar continuidade ao estado de graça, com uma defesa alta, em linha, para evitar as incursões dos postes da equipa visitante. Tal viria a surtir o efeito já que o ataque do conjunto de Lille foi “estancado” nos 10 pontos, enquanto Lyon terminava o 1.º período com 17 marcados. No segundo quarto, mais do mesmo, sem que o Lyon quebrasse a agressividade defensiva ou afrouxasse no ataque devido ao dispêndio de energia para frustrar o ataque da equipa do norte de França. Bem se poderia alcunhar de perfeita a primeira parte do Lyon Métropole, que alcançou um favorável 33-18. A reação na segunda parte não se revelou suficiente e a disciplina do jogo do Lyon dilatou cada vez mais a vantagem até se cifrar nos 22 pontos finais – 66-44. Valter Mendes atuou ao longo de 15 minutos, registando 3 ressaltos, 2 roubos de bola e 3 assistências.

 

Em Espanha, a “malapata” do CP Mideba teima em não ter fim. Os extremenhos entraram determinados e só pela dificuldade acrescida em contrariar os atiradores letais de Canárias não conseguiu melhor do que o empate no final do 1.º período (14-14). Depois, Canárias descolou no marcador e os “fantasmas” dos jogos anteriores pareciam assolar de novo a equipa de Badajoz, mas no 3.º período, Mideba impôs-se com um parcial de 8-20, à boleia de um jogo mais coletivo e de um inspirado Salvador Sandoval (31 pts), voltando a igualar a contenda. No quarto derradeiro, tudo aconteceu ao conjunto dirigido por Jorge Borba Cintas, desde a interrupção por parte de um jovem adepto local com uma bola de Andebol, numa jogada de contra-ataque então anulada numa altura capital, até à conjuntura insólita de ter que se bater no último minuto com apenas 4 jogadores em campo, devido à exclusão por faltas de Salvador Sandoval e Joackim Lindblom. O BSR Ace Gran Canaria viria a superiorizar-se por 59-53. Pedro Bártolo teve uma exibição discreta do ponto de vista pontual (1 em 5 de lançamentos de 2 pts), contribuindo porém com 6 assistências e 1 ressalto, num dia azarado para o português que, além de procurar debelar uma lesão no ombro direito há 3 semanas, teve uma quebra de tensão na aterragem do avião que transportava a equipa a Gran Canaria escassas horas antes do encontro.

 

Em Itália, Supertaça sem história. Briantea 84 Cantù “atropelou” Santa Lucia Basket por 38-73. Ismael de Sousa entrou nos últimos 3 minutos. Sublinhe-se que Santa Lucia Basket esteve à beira da extinção por falta de viabilidade financeira, o que ditou a saída em massa dos seus melhores jogadores, incluindo até para o rival desta Supertaça, o Briantea 84 Cantù. 

Atletas | Competições
22 DEZ 2016

Mais Notícias