APD Braga e GDD Alcoitão são os finalistas da Taça de Portugal

Naquela que foi considerada uma “final antecipada” da Taça de Portugal de basquetebol em cadeira de rodas, a APD Braga superou a APD Leiria por 40-58, na Maceira, enquanto o GDD Alcoitão fez uma curta deslocação a Lisboa para bater os locais por 41-59. O encontro da decisão terá lugar na Figueira da Foz, a 27 de maio. Na próxima semana, regressa o campeonato nacional, estando previstos 4 encontros: jornada dupla entre GDD Alcoitão e CD “Os Especiais”, APD Lisboa vs APD Leiria e APD Braga vs APD Paredes.

Atletas | Competições
20 FEV 2017

 

Nota: Foto de Miguel Gonçalves

APD Leiria 40-58 APD Braga

A APD Braga vai defender o troféu da Taça de Portugal, depois de se impor sem contemplações perante a APD Leiria, no terreno da formação do centro do país. Se há um ano atrás, os minhotos tiveram pela frente precisamente os leirienses no encontro derradeiro, desta feita o duelo será travado com o GDD Alcoitão a 26 de março, em Gondomar. No que toca às incidências da meia-final, as esperanças dos locais em baterem o pé aos bracarenses desvaneceram-se praticamente no 1.º quarto – 8-19 -, onde se revelaram impotentes para travar o caudal ofensivo forasteiro, encabeçado nos primeiros minutos por Filipe Carneiro e Eduardo Gomes. A expectável reação de Leiria concretizou-se nos 10 minutos seguintes, exibindo-se com maior acerto ofensivo e menos permeabilidade ao contra-ataque da APD Braga.

Contudo, a tónica da recuperação ficou-se por aí, já que com a segunda parte regressou o domínio de Braga e os muitos danos causados por Márcio Dias e Filipe Carneiro nos ataques rápidos. Resultado final: 40-58. De registar que na caminhada para a final, além da APD Leiria, Braga eliminou igualmente a APD Sintra/Sporting CP, em teoria os adversários mais temíveis.

Parciais: 08-19; 12-11; 09-11; 11-17 Melhores marcadores: APD Leiria – Iderlindo Gomes – 11pts; Aníbal Costa – 10 pts; Marco Francisco – 08pts; APD Braga – Filipe Carneiro – 18pts; Márcio Dias – 17pts; Eduardo Gomes – 08pts

 

APD Lisboa 41-59 GDD Alcoitão

Equilíbrio imprevisto o que se constatou nos minutos inaugurais entre APD Lisboa e GDD Alcoitão. Apesar da maior profundidade do plantel cascalense, ambas as equipas demonstraram determinação e só os ajustes defensivos das hostes de Alcoitão permitiram algum distanciamento no marcador. Concluía-se o primeiro período com 10-16. A disputa pela tão cobiçada vaga na final da Taça, que terá lugar a 27 de maio, na Figueira da Foz, começou a encaminhar-se para o lado de Alcoitão, mais assertivo na concretização, embora faltoso no plano defensivo, devido às saídas rápidas de Bruno Lopes e Ângelo Pereira. O intervalo chegava com um expressivo 22-36. No reatar da partida, ficou claro que a APD Lisboa não dava por perdida a hipótese de seguir em frente, provocando alguma instabilidade defensiva ao seu adversário, o que se traduziu no encurtamento da desvantagem para 10 pontos. No entanto, Alcoitão regressaria à mó de cima, denotando maior solidez e consistência em todas as circunstâncias do jogo, e confirmou a vitória, mercê de um parcial de 6-14. Parciais:10-16; 12-20; 13-09; 06-14 Melhores marcadores: APD Lisboa – Bruno Lopes 13 pts, Ângelo Pereira 13 pts; GDD Alcoitão – Mário Silva 17 pts, Hugo Maia 16 pts

 

Jogos do próximo fim de semana

Campeonato Nacional

25/02

APD Lisboa vs APD Leiria, 11h, Pavilhão Municipal do Casal Vistoso

APD Braga vs APD Paredes, 15h, Pavilhão Municipal de Ferreiros

GDD Alcoitão vs CD Os Especiais, 17h, Pavilhão de Murches

26/02

CD Os Especiais vs GDD Alcoitão, 11h, Pavilhão de Murches

Atletas | Competições
20 FEV 2017

Mais Notícias