Portugueses lá fora

O Lyon Métropole de Valter Mendes assegurou o 1.º lugar da Nationale B e consequente subida à elite do BCR francês – 54-63 frente ao Lille Université Club.

Atletas | Competições
13 ABR 2017

Menos sorte para Yuri Fernandes, na Nationale Deux, já que o Mulhouse caiu pela margem mínima contra o Vandoeuvre (44-43), enquanto em Espanha também Pedro Bártolo provou o sabor amargo da derrota, em Albacete (78-68 frente ao BSR Amiab Albacete).

Lille Université Club 54-63 Lyon Basket Handisport

Penúltimo jogo da fase regular para os lioneses, carimbado com mais uma vitória, garante do 1.º lugar e respetiva subida à Nationale A, escalão mais alto do BCR francês. Recorde-se, em maio, na final a 4, será determinada qual a segunda equipa com direito a promoção, assim como o campeão da Nationale B. Mas vamos às incidências do encontro: equilíbrio ao extremo aquele que pautou a primeira parte, onde o Lille se mostrou lesto para travar o poderio ofensivo do Lyon Basket Handisport – 29-31 ao intervalo. Com a retoma da partida, os lioneses perderam o norte, tornaram-se mais permissivos a defender e só a custo conseguiam ameaçar o cesto adversário. Sem surpresa perante o volteface das forças, a equipa local consumou a cambalhota no marcador e partiu para o 4.º período a vencer por 45-38. De orgulho ferido e dispostos a mostrar os créditos que os catapultaram para o 1.º posto da tabela, os lioneses impuseram o seu jogo ofensivo, exibiram a solidez defensiva que os caracteriza e construíram um parcial contundente – 9-25 -, que os recolocaria na liderança. Valter Mendes atuou 15 minutos e apontou 2 pontos. A formação de Ródano-Alpes fica agora a aguardar pelo playoff de 6 e 7 de maio. Pelo meio, irá disputar o último jogo da fase regular, sem implicações na classificação, diante do Strasbourg.

 

Vandouevre 44-43 Mulhouse

Desfecho de infortúnio para Yuri Fernandes, o extremo luso do Asco Mulhouse, da Nationale Deux. Em 25 minutos, o ex-Trovões amealhou 10 pontos, 2 assistências, 4 ressaltos e 1 interceção de bola, infelizmente insuficientes para o Mulhouse levar a melhor sobre o seu rival. Com a derrota, a formação da Alsácia fica no 3.º lugar do seu grupo e impossibilitada de lutar pela promoção à Nationale C.

 

BSR Amiab Albacete 78-68 CP Mideba

Desempenho louvável do CP Mideba, no reduto da segunda potência do Basquetebol CR espanhol. Depois do desaire a roçar o embaraço contra Bilbao BSR, os extremeños deram uma demonstração mais próxima do seu real valor e não se intimidaram perante as muitas estrelas do conjunto manchego. Embora sempre atrás no marcador, Mideba entrou certeira, com Salvador Sandoval, Joel Gabas e Jose Cano a causarem estragos na defesa local. Contudo, o brio ofensivo não tinha correspondência no plano defensivo, onde Kyle Marsh, acutilante no lançamento a 4/5 metros, o gigante Manning no jogo interior, e um endiabrado Dan Highcock (9/13 de 2 pts e 2/2 de 3 pts), castigavam a falta de intensidade dos comandados de Jorge Borba Cintas. Pouco a pouco, a vantagem de Albacete dilatou-se até chegar a uns quase irremediáveis 17 pontos, mas então Mideba voltou a reerguer-se no 2.º tempo e encurtou a diferença para 7 pontos a alguns minutos do final. Face à ameaça, Albacete subiu a sua linha defensiva, concretizou lançamentos chave e preservou assim a vitória. Pedro Bártolo jogou toda a segunda parte, ainda que em funções pouco habituais, quase exclusivamente de bloqueador, e apesar do ocaso ofensivo (não lançou nenhuma vez), contribuiu para emprestar maior agressividade à defesa da formação de Badajoz, que permitiu travar o estado de graça de Dan Highcock.  

Atletas | Competições
13 ABR 2017

Mais Notícias