Portugueses lá fora

Christophe da Silva, Nuno Neves e Valter Mendes somaram vitórias em França, numa jornada positiva para os atletas lusos.

Atletas | Competições
8 ABR 2017

 

Eis mais uma edição da rubrica “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas.

Bordéus 58-79 CS Meaux

Continua imparável o CS Meaux, na Nationale A, divisão de elite do basquetebol em cadeira de rodas gaulês. Desta feita, a equipa de Christophe da Silva, recém-convocado para o estágio da Seleção Nacional, agendado para Maio, deslocou-se a Bordéus e bateu o conjunto da Gironde inapelavelmente por 58-79. O extremo luso atuou a segunda parte e marcou 2 pontos, contribuindo para que o CS Meaux preserve a liderança da liga francesa e mantenha os índices de motivação em alta, quando a disputa da Taça Andre Vergauwen, 2.ª competição europeia de clubes mais ilustre, toma lugar dentro de 3 semanas.

 

Lyon Basket Handisport 74-35 Guilherand CHV

Jornada tranquila para os lioneses, na receção ao vizinho Gulherand, em mais uma jornada da Nationale B, 2.ª divisão francesa. Compenetrada no objetivo de manter a liderança e continuar a acalentar a subida ao máximo escalão, a formação de Ródano-Alpes não facilitou e rapidamente fez disparar a vantagem para cifras praticamente irrecuperáveis (24-6 no 1º período e 43-16 ao intervalo). Com o jogo sentenciado, só no quarto derradeiro se assistiu a alguma descompressão dos anfitriões, o que permitiu aos visitantes arrebatarem o último parcial. Valter Mendes apontou 4 pontos e fez 2 assistências, ao longo dos 20 minutos em campo. Está mais do que encaminhada a equipa do ex-APD Leiria para disputar o playoff pela subida, nos dias 6 e 7 de maio.

 

Meylan Grenoble 80-49 Corbeil

Em Grenoble, mora outra equipa determinada em lutar pela promoção à Nationale A, escalão onde militou nas temporadas passadas. A equipa do base/extremo Nuno Neves recebeu o concorrente direto Corbeil, que sentiu a vontade dos locais em levar de vencida o encontro. Graças a uma defesa homem a homem bem sucedida, o 1.º período foi claramente favorável a Meylan – 22-7. No 2.º quarto, apesar da perda de alguma consistência defensiva, Meylan Grenoble ainda conseguiu dilatar a vantagem para 16 pontos, mas o golpe final, irremediável para a equipa visitante, deu-se no 1.º tempo da 2.ª parte, altura em que a equipa do português colocou o marcador em 68-35. Nos últimos 10 minutos, devido à constante rotação dos locais, Corbeil conseguiria encurtar ligeiramente a desvantagem. Resultado final: 80-49. Nuno Neves averbou 3 pontos em 25 minutos. Com esta vitória, Meylan alcança o 4.º posto, o último que dá acesso ao playoff pela promoção à Nationale A.  

Atletas | Competições
8 ABR 2017

Mais Notícias