SL Benfica a um triunfo de recuperar o título nacional

Em mais um clássico emocionante, com muito equilíbrio, o SL Benfica voltou a vencer o FC Porto, fora de portas, por 83-81, ficando assim a um triunfo de recuperar o título nacional, perdido na época passada, precisamente, diante do rival “azul e branco”.

Atletas | Competições | Treinadores
4 JUN 2017

O terceiro grande duelo está marcado para a próxima sexta-feira, no Pavilhão Fidelidade, a partir das 19 horas.

Num Dragão Caixa praticamente repleto de público, FC Porto e SL Benfica voltaram a provar o seu valor, com indefinição no resultado até ao soar da buzina.

E tal como no primeiro jogo desta final, há a particularidade dos “dragões” terem comandado as operações durante largo tempo, com o eterno rival a saltar para a dianteira, em definitivo, apenas na parte final do quarto período.

Nos dez minutos iniciais, as equipas estiveram quase sempre coladas, chegando-se a uma igualdade a 23 pontos, para depois os donos do casa alcançarem um avanço de quatro pontos à entrada para o intervalo (43-39).

O terceiro quarto viria a revelar-se a fase do jogo com menor pontuação, tendo o Benfica atenuado a desvantagem para dois pontos (57-55), fazendo antever um último período impróprio para cardíacos.

E foi mesmo isso que se verificou, com ambos os pretendentes ao título a revelarem pontaria afinada, soçobrando apenas o FC Porto na reta final, à imagem de sexta-feira.

A 4:17 do término da partida, os campeões nacionais lideravam por 72-67, mas a formação orientada por Carlos Lisboa reagiu e passou para a frente (75-77), com um triplo de Damian Hollis.

Entrou-se então numa fase frenética, até que Derek Raivio apontou um triplo a 23 segundos da ida para os balneários, colocando o Benfica a vencer por quatro pontos, mas logo de seguida Jeff Xavier respondeu da mesma moeda, com um grande lançamento de três pontos.

Os mesmos protagonistas voltariam a estar em destaque nos últimos segundos, com Raivio a acertar um lance livre e Xavier a falhar um triplo no último suspiro, fixando-se assim o resultado num 83-81 muito importante para as “águias”.

Em termos estatísticos, nos "dragões", destacaram-se Sasa Borovnjak (21 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências), Brad Tinsley (17 pontos e 2 assistências), Jeff Xavier (15 pontos, 4 ressaltos e 5 assistências) e José Silva (9 pontos, 4 ressaltos e 5 assistências), enquanto nos "encarnados" assumiram papel de relevo Damian Hollis (15 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências), Raven Barber (11 pontos, 7 ressaltos e 2 roubos de bola), Derek Raivio (11 pontos e 4 assistências) e João Soares (9 pontos e 2 assistências).

Atletas | Competições | Treinadores
4 JUN 2017

Mais Notícias