“Coimbra tem tido a capacidade de atrair grandes eventos desportivos”
Com o Portugal vs Bielorrússia cada vez mais perto (18h30 de sábado), estivemos à conversa com Carlos Cidade, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, que nos falou sobre este desafio, agendado para o Multidesportos Mário Mexia.
Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
18 AGO 2017
O elemento do executivo conimbricense encontra-se satisfeito com o panorama desportivo do município.
Coimbra volta a ser palco de um grande momento do basquetebol nacional. A cidade dos estudantes e a nossa modalidade já se confundem?
Felizmente que Coimbra tem tido nos últimos tempos a capacidade de atrair excelentes eventos desportivos e o basquetebol também tem contribuído para esse grandes momentos e sendo uma das modalidades referência do desporto em Coimbra, não só pelo seu passado de glória, mas principalmente pelo crescimento que novamente está a ter e que a última época desportiva veio demonstrar com os excelentes resultados desportivos de clubes como a Académica, o Olivais e o CAD!
Portugal pode garantir a passagem para a qualificação do Mundial 2019. Que palavras quer deixar a todos os adeptos, de forma a estar o melhor ambiente possível no Multidesportos Mário Mexia?
O apelo que faço é proporcional aos excelentes resultados desportivos que Portugal tem tido em diversas modalidades desportivas a nível internacional, que não só o futebol, e sendo assim é um apelo muito forte a que todos os desportistas e amantes do basquetebol estejam sábado a apoiar a Seleção no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.
O que podem esperar todos os apoiantes de Portugal que venham de fora de Coimbra e que queiram passar todo o dia na cidade?
Coimbra tem neste momento grandes aliciantes. Aliás, o aumento do fluxo de turismo assim o comprova, sendo que para além da nossa Universidade e dos seus espaços históricos, toda a zona da alta de Coimbra reabilitada merece a visita num percurso excecional da Universidade à baixa da cidade. Também o Museu Nacional de Machado de Castro, mais o novo espaço de circulação em autocarro específico desde o Convento de S. Francisco, Portugal dos Pequenitos até à Universidade, por um percurso novo pelo interior do Jardim Botânico é de não perder, para além de todos os aliciantes com novos espaços comerciais e de gastronomia na área central da cidade, apenas para dar alguns exemplos para quem quer ocupar um dia de sábado em Coimbra.
Coimbra vai acolhendo variados eventos desportivos, estando já à vista os Jogos Universitários de 2018. Como tem sido este ano e como antevê o futuro? E em termos de praticantes desportivos, os números são positivos?
É com orgulho que olhamos o futuro de forma muito positiva do ponto de vista desportivo, pois os resultados assim o confirmam, pois para além da melhoria de infraestruturas desportivas que estão em curso, temos também resultados excecionais quanto ao número de praticantes que entre 2013 e 2017 aumentaram cerca de 35%, para além da revitalização de várias modalidades desportivas que tinham poucos resultados e que hoje passaram novamente a ser referência desportiva, como o atletismo ou o andebol, entre outras. Os Jogos Europeus Universitários de 2018 são um grande desafio para a cidade, mas também para o país, pois estamos a falar do maior evento multidesportivo a realizar em Portugal, e em que a parceria entre as várias instituições, desde a FADU à AAC, da Universidade de Coimbra à Câmara Municipal, tem resultado, com cada uma delas a fazer o seu trabalho para que tudo corra de forma excelente em julho do próximo ano!