Bola ao ar na Liga Placard 2017/18
A décima edição da Liga Placard começa este sábado e promete trazer de volta as emoções do melhor basquetebol nacional.
Associações | Atletas | Competições | Treinadores
6 OUT 2017
Numa prova que conhece apenas dois clubes vencedores nas nove épocas anteriores (sete títulos para o SL Benfica e dois para o FC Porto), existe a expetativa de perceber o que podem fazer os habituais “outsiders”, que voltaram a reforçar-se com qualidade para tentar interromper a hegemonia de “águias” e “dragões”. Para antecipar a competição, falámos com o MVP das últimas três temporadas, Nuno Marçal.
O campeão SL Benfica e o FC Porto, finalista vencido da final da época passada, são os alvos a abater na edição 2017/18 da Liga Placard, que arranca este fim-de-semana. Nuno Marçal acrescenta, no entanto, mais algumas equipas capazes de bater o pé aos dois grandes. "Penso que podemos ter um conjunto de 6/7 equipas que estejam em condições de lutar pelos troféus em disputa. Aos crónicos FC Porto e Benfica, podemos facilmente juntar equipas como Oliveirense, Vitória, Ovarense, CAB ou Illiabum. Ainda assim, qualquer uma das restantes equipas pode surpreender, especialmente jogos a eliminar", refere o atleta do Maia Basket, que vai competir na Proliga.
"Na minha opinião, penso que as equipas se reforçaram bem, de forma equilibrada e com qualidade, e estou convencido que esta época podemos ter um ano ainda mais competitivo. Ainda não tive a oportunidade de ver muitos jogos, até ao momento, e como tal ainda não tenho bases suficientes para uma análise mais aprofundada, mas penso que há excelente 'matéria prima' para jogos de muito espectáculo", vaticina Marçal, que acrescenta estar "convencido esta época terá ainda mais competitividade do que na época passada. As equipas reforçaram-se bem, num misto de jogadores nacionais e estrangeiros, e espera-se que seja um ano com muita emoção".
O antigo internacional português confessa que vai estar especialmente atento ao percurso de dois jogadores. "De entre muitos jogadores nacionais que trocaram de clube, esta temporada, e que certamente irão continuar a mostrar a sua qualidade, irei seguir com particular atenção o Pedro Catarino e o Miguel Maria Cardoso, atletas que representam o Lusitânia e Vitória respetivamente. São dois grandes amigos, com muito talento, e que têm todas as condições para fazerem uma óptima temporada", afirma. Já quanto ao seu futuro sucessor como MVP da Liga Placard, Nuno Marçal não se compromete: "A Liga tem um vasto número de jogadores com enorme talento e certamente que vai ser uma luta muito interessante durante a época. Existem vários potenciais MVP's e só resta aguardar pelo desenrolar da época".
Eis os primeiros jogos da Liga Placard 2017/18:
Sábado, 7 de Outubro
15h00: Galitos Barreiro – Barreirense Dif Broker (jornada 1, FPB TV)
15h00: Terceira Basket Club – UD Oliveirense (jornada 1)
16h00: CAB Madeira SAD – Eléctrico FC Tekever (jornada 1)
17h00: SC Lusitânia – Ovarense Dolce Vita (jornada 1)
18h00: FC Porto – Illiabum Clube (jornada 1)
Domingo, 8 de Outubro
14h30: Terceira Basket Club – Ovarense Dolce Vita (jornada 2)
16h00: SL Benfica – Vitória SC Guimarães (jornada 1, FPB TV)
16h30: SC Lusitânia – UD Oliveirense (jornada 6)
Terça-feira, 10 de Outubro
21h15: Barreirense Dif Broker – CAB Madeira SAD (jornada 2)
Quarta-feira, 11 de Outubro
20h30: Illiabum Clube – Galitos Barreiro (jornada 2)