“Vamos tentar conquistar todas as provas nacionais e, se possível, só com vitórias”

A temporada 2017-2018 de basquetebol em cadeira de rodas está aí a começar, estando a Supertaça agendada para esta quarta-feira, feriado do 1 de novembro, num desafio que irá opor a APD Braga ao GDD Alcoitão.

Atletas | Competições | Treinadores
30 OUT 2017

 

A fasquia está muito alta para o lado da turma bracarense, depois de na época passada ter vencido todas as competições com brilhantismo, algo confirmado por Ricardo Vieira, treinador dos campeões nacionais, em entrevista à FPB.

O que espera desta Supertaça? Como avalia o GDD Alcoitão?

Espero um desafio complicado, de igual modo como foi o frente a frente na final da Taça de Portugal, em que ao intervalo vencíamos por poucos pontos de diferença, mas em que efetivamente no terceiro e quarto período, fruto de um melhor preparo físico, disparámos no marcador. Alcoitão é uma equipa com elementos muito experientes, com experiência ao nível internacional, depois tem outros jogadores que estão a um nível muito razoável e sei que têm trabalhado bastante para iniciar a época de melhor forma.

 

Em que aspetos a APD Braga terá de ser mais forte?

A APD Braga tem declaradamente um plantel melhor e com mais soluções. Se é verdade que este início de época não tem sido fácil, com vários jogadores lesionados, por outro lado continuamos com os mesmos objetivos, e para isso contamos implementar o nosso jogo rápido e a defesa agressiva que nos tem caracterizado ao longo destes últimos anos. Penso que se formos rápidos na saída para o ataque e conciliarmos isso com o aspeto defensivo, teremos um aumento percentual para vencer o troféu.

 

A fasquia está muito alta, depois da estrondosa temporada realizada pela APD Braga na época passada. Os objetivos são os mesmos?

Sim, é verdade, a fasquia está alta, mas não podemos esquecer que fomos nós que a colocamos lá. Efetivamente, terminar todas as competições nacionais só com vitórias é difícil de ultrapassar, mas podemos igualar. E é isso que vamos tentar fazer, ou seja, ganhar todas as provas nacionais e, se possível, só com vitórias. Por vezes é complicado motivar jogadores que já ganharam tudo, por outro lado essa também é uma vantagem que temos, pois sabemos que os outros farão de tudo para nos “abater” e será aí que buscaremos a motivação. Por mais difícil que possa ser, e acreditamos que será mais difícil de ano para ano, iremos sempre tentar manter a fasquia bem lá em cima, o máximo de tempo que nos permitirem e que consigamos.

 

Como está a APD Braga para esta época? Muitas entradas e saídas no grupo de trabalho?

Basicamente o grupo é o mesmo. Tivemos entradas, mas são jovens e necessitam de trabalho específico, os restantes continuam os mesmos. Tivemos, isso sim, nesta pré-época, um “rio” de lesões a afetar vários atletas, o que nos levará a ter de proceder a ajustes durante algum tempo. Temos, no entanto, trabalhado desde o dia 5 de setembro com o mesmo afinco e vontade, sendo que já tivemos a participação no Torneio Internacional de Lisboa com jogos interessantes, principalmente contra Rieti, de Itália, e Alcorcón, de Espanha, não esquecendo que este sábado disputaremos um amigável com a equipa de Basketmi Ferrol, tendo em vista a preparação para o campeonato e, em especial, para a Supertaça.

Atletas | Competições | Treinadores
30 OUT 2017

Mais Notícias