Reviravolta lusa vale triunfo importante frente ao Luxemburgo (91-85)
Tarde imprópria para cardíacos em Almada, com Portugal a vencer o Luxemburgo por 91-85, após prolongamento, alcançando assim o primeiro triunfo na pré-qualificação para o EuroBasket 2021!
Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
26 NOV 2017
Foi uma autêntica montanha-russa de emoções, assistindo-se a duas partes totalmente distintas: na primeira, a nossa Seleção não esteve bem, chegando mesmo ao intervalo com uma desvantagem de 23 pontos (24-47), com apenas um triplo convertido; após o regresso dos balneários, total mudança de atitude, logo visível por um fantástico parcial de 15-0.
A eficácia ofensiva aumentou, o tiro exterior começou a funcionar (Tomás Barroso terminou o desafio com seis lançamentos de três pontos certeiros e 23 pontos concretizados na segunda parte!), a agressividade defensiva foi bem mais visível, e por isso não se estranhou que a equipa das quinas alcançasse a congénere luxemburguesa, levando o encontro para prolongamento (71-71).
Aí, no tempo extra, a tónica manteve-se, e Portugal, também embalado por um público entusiasta, marcou 20 pontos, acabando por mostrar todo o seu potencial, traduzido num importante triunfo por 91-85.
Em termos individuais, destaque para o já citado Tomás Barroso, de mão bem quente (26 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola), não esquecendo João "Betinho" Gomes, com um duplo-duplo (20 pontos, 11 ressaltos, 2 assistências e 4 desarmes de lançamento), José Barbosa (9 pontos, 2 ressaltoss, 6 assistências e 2 roubos de bola) e Fábio Lima (9 pontos, 5 ressaltos e 1 assistência).
Contas feitas, a formação lusa lidera agora o grupo C com três pontos (uma vitória e uma derrota), voltando a entrar ação no próximo ano, a 25 de fevereiro, com uma receção a Chipre.