Vitórias de APD Braga, APD Leiria e APD Lisboa em jornada sem surpresas
Numa ronda sem surpresas, a APD Braga, APD Leiria e APD Lisboa levaram a melhor no Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas.
Atletas | Competições | Treinadores
13 NOV 2017
Importa destacar que este fim de semana há clássico, com a bicampeã nacional, APD Braga, a receber a congénere de Leiria, vice-campeã, em Ferreiros.
Sporting CP/APD Sintra 32-67 APD Braga
A APD Braga prolongou o seu registo vitorioso, na sempre difícil deslocação ao reduto do Sporting CP/APD Sintra. Apesar das ausências de seis atletas, de entre os quais sobressaem os nomes dos internacionais portugueses José Miguel e Henrique Sousa, os minhotos obtiveram um triunfo sem contestação perante uma APD Sintra sem soluções no jogo interior, com a saída de João Cardoso para o GDR A Joanita e a ausência de Paulo Taborda. Os destaques individuais vão para Márcio Dias (APD Braga) e Pedro Gonçalves (SCP/APD Sintra), que apontaram 36 e 22 pontos, respetivamente.
Parciais: 9-14 / 9-19 / 6-12 / 8-22 Melhores marcadores: SCP/APD Sintra – Pedro Gonçalves 22 pts; APD Braga – Márcio Dias 36 pts, Eduardo Gomes 21 pts
APD Lisboa 56-25 GDR A Joanita
Jogo de sentido único no Casal Vistoso, com a APD Lisboa, que ainda não se tinha estreado oficialmente esta época, a assumir a batuta desde o primeiro minuto. De realçar a prestação do jovem internacional português de 18 anos, Ângelo Pereira, que se distinguiu como o melhor marcador da partida, ao marcar 24 pontos. Nota positiva ainda para os vários debutantes de parte a parte, nomeadamente Ahmat Afashokov, de 16 anos, da APD Lisboa. Bom auspício para o BCR nacional.
Parciais: 15-4 / 19-0 / 19-9 / 3-12 Melhores marcadores: APD Lisboa – Ângelo Pereira 24 pts, Bruno Lopes 14 pts GDR A Joanita – João Cardoso 8 pts, Pina D. 12 pts
APD Leiria 49-38 GDD Alcoitão
No jogo grande da segunda jornada, a APD Leiria levou a melhor na receção ao GDD Alcoitão, que vinha com a moral em alta após derrotar o Sporting CP/APD Sintra. Sob a orientação do seu antigo treinador Martinho, os leirienses entraram determinados, fazendo uso do “man-out” e montando uma linha defensiva mais aberta, que dificultava a ação dos cascalenses a partir do meio do primeiro período. A ter de correr atrás do prejuízo, os visitantes encontraram-se no ataque, mas não conseguiram estancar a capacidade de finalização de Iderlindo Gomes, Aníbal Costa e Marco Francisco. Chegava-se ao intervalo com o resultado de 33-22. No terceiro período, Alcoitão voltava mais concentrado do ponto de vista defensivo e procurava encurtar distâncias para a APD Leiria, que iniciava a rotação dos seus jogadores. Apesar de vencer o período, os comandados de Hugo Maia pecavam na concretização. Já no quarto derradeiro registava-se um inusitado 6-5 e apesar de ter conseguido provocar oito segundos várias vezes à equipa da casa, que punha em campo um cinco menos habitual, o GDD Alcoitão revelou-se incapaz de capitalizar a sua superioridade em pontos.
Parciais: 18-9 / 15-13 / 10-11 / 6-5 Melhores marcadores: APD Leiria – Aníbal Costa 16 pts, Iderlindo Gomes, 14 pts, Marco Francisco 12 pts; GDD Alcoitão – Hugo Maia 26 pts, Marco Gonçalves 6 pts
Jogos do próximo fim de semana
18/11
APD Braga vs APD Leiria – 15h – Pavilhão de Ferreiros
19/11
APD Paredes vs Sporting CP/APD Sintra – 15h – Pavilhão Rota dos Móveis