“Estou ciente de que a segunda volta será mais difícil e equilibrada”
O União Sportiva cumpriu uma primeira volta de Liga Feminina de grande nível, sem qualquer derrota, encontrando-se assim na liderança.
Atletas | Competições | Treinadores
15 DEZ 2017
Aproveitámos este momento de viragem da fase regular do campeonato para entrevistar Ricardo Botelho, técnico do emblema açoriano.
Mesmo com o habitual poderio do União Sportiva e a sua legítima ambição, esperava chegar ao final da primeira volta na liderança e apenas com vitórias?
O Clube União Sportiva iniciou este campeonato com a ambição de poder discutir o título de campeão nacional, sabendo de antemão que seria muito difícil, uma vez que há muitas equipas com esta mesma ambição e com qualidades para tal. A atual liderança no campeonato não me surpreende, no entanto estou ciente de que a segunda volta será mais difícil e equilibrada.
Quais são os principais fatores, na sua ótica, que explicam a campanha até agora realizada?
Os principais fatores que explicam esta campanha são a entrega das jogadoras e o trabalho que é realizado durante toda semana, bem como o facto de conseguirem colocar em campo o nosso plano de jogo. Por último, nós acreditarmos que é sempre possível fazer mais e melhor no próximo jogo.
Tem apostado muito nalgumas das jogadoras da equipa quando ainda faltam alguns meses para acabar a temporada. Teme que possa haver algum cansaço quando se disputarem os pontos altos?
Esta situação coloca-se tanto à nossa equipa como às outras. Como tal, basta consultar o top 25 das jogadoras com melhor desempenho e constatamos que as principais jogadoras de cada equipa jogam muitos minutos.
Até pelo momento que o Sportiva vive, a conquista das competições que restam, particularmente a Liga, é essencial?
Os objetivos do Clube União Sportiva para esta época passam por poder estar presente nas decisões finais de todas as competições em que está envolvido, sendo que todo o grupo trabalha diariamente com esse pensamento, para alcançar estas metas. A nossa equipa sabe que estas metas poderão ser atingidas ao mesmo tempo que também sabemos que existem outras equipas com potencial e que poderão ganhar estas competições.
Olhando para o campeonato no geral, o que destaca nesta primeira volta? O que mais o surpreendeu?
O que mais destaco neste campeonato é o equilíbrio e a incerteza dos vencedores em quase todas as partidas. Penso que a segunda volta ainda será mais equilibrada devido às alterações que algumas equipas estão a realizar nos seus grupos de trabalho, pois com a entrada de novas jogadoras as equipas vão ficar mais fortes. Desta forma, o equilíbrio e a incerteza quanto aos resultados dos jogos será mais notório e, consequentemente, o nível competitivo da nossa Liga irá aumentar. Quero ainda aproveitar a oportunidade para desejar a todos um bom Natal e um feliz Ano Novo.