Portugueses lá fora

Na rubrica desta semana dos “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, Pedro Bártolo (HS Varese), Ismael de Sousa (Santa Lucia Roma) e Christophe da Silva (CS Meaux) em alta. Os Rolling Lions Dresden, do 4.º escalão germânico, onde atua Filipe Silva, vence um encontro e perdeu outro. O Lyon Basket Fauteil, de Valter Mendes, sucumbiu ao poderio do candidato ao título gaulês, Hornets Le Cannet.

Atletas | Competições
13 DEZ 2017

 

Nota: Foto de Mario Bianchi

 

HS Varese 48-44 SBS Bergamo

Tarde positiva para o internacional português Pedro Bártolo. Num encontro decisivo para distanciar-se confortavelmente da zona de descida, o HS Varese beneficiou de uma exibição inspirada do base/extremo ex-Mideba, que registou 19 pts (8/13 de 2 pts e 1/2 de 3 pts), 3 assistências e 4 ressaltos, ajudando assim a sua equipa a bater um adversário direto. Do outro lado, destaque para o categoria 5,5, Andrea Pedretti, autor de 15 pts (em Itália, podem atuar jogadores sem deficiência, sendo que lhes é atribuída uma classificação de 5,5. Recorde-se que, para os atletas com deficiência, a pontuação oscila entre 1 e 4.5 e o total do cinco em campo deve perfazer 14,5 pontos). Na próxima semana, novo confronto de extrema importância para a equipa da Lombardia, que se desloca a Gradisca para defrontar a formação local, com quem perdeu e ganhou um encontro na pré-época. Parciais: 12-10 16-13 14-10 6-11

 

Porto Torres 40-95 Santa Lucia

Domínio avassalador da equipa romana na deslocação à Sardenha para defrontar o GSD Porto Torres. Os parciais da partida expressam bem o jogo de sentido único a que assistiu: 6-29 11-22 14-23 9-21. Ismael de Sousa jogo cerca de 20 minutos e amealhou 2 pts e 3 ressaltos. Na equipa insular, destacou-se o poste iraniano Morteza Gharibloo com 18 pontos, enquanto nos visitantes nota positiva para Marco Stupenengo, que marcou 24 pontos, e para o australiano Brad Ness, que apontou 19.

 

Toulouse 49-64 CS Meaux

Depois de um primeiro período equilibrado (12-14), o CS Meaux assumiu gradualmente o controlo do jogo e chegou ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (25-31). Só mesmo as saídas de Goutali e Poggenwisch travaram o crescendo da equipa de Île-de-France, que já descolava para diferença de 20 pontos no marcador. Apesar de encurtar distâncias, nunca a equipa de Toulouse pôs em causa a supremacia de Meaux. Christophe da Silva atuou 28 minutos e marcou 2 pontos. Na próxima semana, o CS Meaux defronta o Hornets Le Cannet, no Troféu dos Campeões, uma versão local de “Supertaça” em estreia nesta época, que opõe campeão francês a vencedor da Taça de França.

 

Lyon Basket Fauteuil 36 – 86 Hornets Le Cannet

Na última jornada da primeira volta do campeonato francês Nationale A, a equipa de Lyon recebeu um candidato ao título do sul do país, Le Cannet. A superioridade dos visitantes era expectável e desde cedo se constatou em campo. Com pouco acerto na finalização e dificuldades em travar o ataque adversário, a equipa lionesa chegou ao intervalo com uma desvantagem acentuada, de mais de 40 pontos – 24-67. A segunda metade continuou na mesma toada, tendo o encontro terminado com o marcador a mostrar a diferença de qualidade entre as duas equipas – 36-86 (5-36/11-18/8-23/12-19). Valter Mendes, poste luso, jogou 14 minutos da partida. A equipa de Lyon Basket Fauteuil termina assim a primeira volta no último lugar da tabela, assumindo cada jogo da segunda volta como autênticas finais para fugir à despromoção.

 

Rolling Lions Dresden 43-35 SGH Berlin 35; RSC Berlin 1 49– 44 Rolling Lions Dresden

Na Alemanha, na Oberliga Ost, liga regional de Este, equivalente ao quarto escalão, os Rolling Lions Dresden, de Filipe Silva, tiveram sortes diferentes nos embates contra as equipas da capital. Desta forma, a formação do internacional português ocupa o quarto posto, entre sete equipas.

 

Atletas | Competições
13 DEZ 2017

Mais Notícias