“Procuro ajudar as mais novas a crescerem enquanto jogadoras e a ganharem o seu espaço”
É uma peça importante no Académico FC e representou Portugal na Universíada, disputada no passado verão.
Atletas | Competições | Treinadores
10 JAN 2018
Falamos de Joana Cortinhas, que em entrevista à FPB falou sobre os objetivos para este temporada, não esquecendo a Taça Federação, que contará com a presença do emblema da Invicta.
Tens sido um dos destaques do Académico FC, normalmente sempre entre as melhores em campo. Como descreves a tua temporada, até ao momento?
Começou com um arranque a meio gás, por estar ainda a recuperar de algumas lesões que contraí durante os campeonatos em que tive a oportunidade de participar no verão. Desde aí tenho trabalhado para estar na melhor forma possível. Nem sempre dividir o tempo entre treinos, fisioterapia e a faculdade de arquitetura é tarefa fácil, tendo já falhado alguns jogos por essa razão. Independentemente disso mantenho sempre o mesmo empenho e dedicação, com uns jogos mais conseguidos do que outros, mas sempre com a mesma vontade de ajudar a minha equipa a tentar alcançar a vitória no final de cada jogo.
E quanto ao Académico FC? Acreditas numa época tranquila no que toca à Liga Feminina?
Fizemos uma primeira volta positiva, ganhámos jogos importantes e disputámos outros tantos até aos últimos segundos contra equipas do topo da tabela. No entanto, não estamos de maneira nenhuma relaxadas. Sabemos que a nossa realidade não é a mesma do que a da maioria das equipas e que quem luta pela manutenção tem sempre um duro caminho pela frente, mas trabalhamos todas as semanas para cumprir os nossos objetivos.
O Académico FC estará presente na Taça Federação. Qual é a expectativa?
Como já referi, o nosso principal objetivo esta época é assegurar a manutenção, sendo que a presença na Taça Federação só vem reforçar o bom trabalho que realizámos na primeira volta. Quanto à conquista do troféu, não consideramos uma grande prioridade. De qualquer maneira temos consciência da dificuldade do desafio e vamos encará-lo com seriedade e como mais uma oportunidade para trabalhar e crescer enquanto equipa.
Quais são os teus principais objetivos individuais e coletivos para esta temporada?
Os objetivos da equipa já foram mencionados várias vezes em cima. No que toca a mim, espero poder continuar a dar um contributo positivo à minha equipa para conseguirmos atingir os objetivos a que nos propusemos, e como dentro da nossa jovem equipa sou uma jogadora com alguma experiência na liga, procuro ajudar as mais novas a crescerem enquanto jogadoras e a ganharem o seu espaço dentro de campo.