Portugueses no estrangeiro
Em mais uma rubrica dos "Portugueses lá fora", relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, destaque para mais dois pontos para Christophe da Silva, que confirmam o bom momento do CS Meaux (70-46 contra o Saint Avold). Ismael de Sousa – Santa Lucia Roma - também venceu na deslocação a Gradisca (63-72), enquanto Pedro Bártolo caiu aos pés do campeão italiano, Briantea 84 Cantù, por expressivos 44-78. Em França, Valter Mendes não foi utilizado na derrota do seu Lyon Basket Fauteil contra o candidato ao título, Hyères – 63-74, enquanto na Bundesliga 2, Alemanha, houve desaire pesado para os Lux Rollers de Paulo Soeiro contra o 2.º classificado, SGK Rolling Chocolate – 27-83. Por último, em Inglaterra, na Primeira Liga, os Leeds Spiders, de Luís Domingos, perderam na recepção ao Coventry (CWBA) por 54-59.
Atletas | Competições | Treinadores
31 JAN 2018
Nota: Foto do CS Meaux
HS Varese 44-78 Briantea 84 Cantù
Se a missão se adivinhava complicada para Varese, pior ficou com a ausência por doença de última hora do internacional italiano Sub22, Alessandro Nava. Num jogo de sentido único, os campeões italianos demonstraram o excelente momento de forma que atravessam, asfixiando os atiradores locais. Sem referências interiores, sobretudo depois da perda do costa-riquenho Kenneth Gonzalez, que não regressou após a pausa natalícia, o jogo da formação da Lombardia mostrou-se estéril para argumentar contra um Briantea 84 pleno de soluções e com uma identidade consolidada. Pedro Bártolo esteve em dia apagado – 4 pts, 1 ressalto, 23 minutos. Parciais: 8-20 / 7-21 / 15-21 / 14-16. O HS Varese disputará agora a fase preliminar da Champions League, máxima competição europeia, em Erxleben, dias 2 e 3 de fevereiro, contra o anfitrião Thuringen Bulls, Ilan Ramat Gan (Israel) e London Titans (Inglaterra). Os dois primeiros classificados rumam aos quartos-de-final da prova, o terceiro apura-se para a fase final da Euroliga 1, a Taça Andre Vergauwen (2.ª prova mais importante), em Bilbao, e o quarto jogará a fase final da Euroliga 2, a Taça Willi Brinkmann, em Sheffield.
Polisportiva Nordest Gradisca 63-72 Santa Lucia
Sob a batuta dos internacionais Matteo Cavagnini (25 pts) e Marco Stupenengo (18 pts), a equipa romana, onde milita Ismael de Sousa, deslocou-se a Gradisca para defrontar o emblema local, tradicionalmente difícil no seu reduto. Ismael de Sousa atuou sete minutos do encontro sem ter revelado sintonia com o cesto.
Lux Rollers 27-83 SGK Rolling Chocolate
Na viagem a Karlsruhe, os Lux Rollers resistiram até meio do segundo período, altura em que o marcador assinalava um honroso 20-16, favorável aos anfitriões. A partir daí, a pressão alta da equipa da casa, aliada ao nervosismo dos visitantes, traídos pela ansiedade de poder discutir o resultado, desequilibrou a balança. Paulo Soeiro jogou 25 minutos e amealhou 2 pts, 2 assistências e 3 ressaltos.
CS Meaux 70-46 Saint Avold
Foi preciso esperar pela segunda parte para o CS Meaux descolar no marcador contra o Saint Avold, seu adversário na meia-final da Taça de França a 24 de fevereiro. Numa partida jogada com muita intensidade, os “dragões vermelhos” optaram por uma defesa arrojada, de pressão, perante o campeão francês, CS Meaux, que cometeu vários turnovers. No terceiro período, os Meldois conseguiram então construir uma vantagem mais confortável, fruto de uma defesa irrepreensível e de contra-ataques bem aproveitados por Hardouin e pelo holandês Poggenwisch, alternados com tiros exteriores do referido Louis Hardouin (27 pts) e Audrey Cayol (20 pts). Christophe da Silva esteve em campos apenas dois minutos, tempo suficiente, porém, para marcar dois pontos e fazer uma assistência. Tal como o HS Varese, o CS Meaux vai lutar pela qualificação para os quartos-de-final da Champions League, tendo como rivais o Galatasaray (Turquia), GSD Porto Torres (Itália), Oldham Owls (Inglaterra) e RSV Lahn Dill (Alemanha), anfitrião desta etapa preliminar. Parciais: 12-11 / 16-16 / 20-10 / 22-9
Leeds Spiders 54-59 CWBA
Jogo com duas caras para a formação do português Luís Domingos, penúltima classificada da Premier Division. Se na primeira parte, o ascendente pertenceu ao Leeds Spiders, que alcançou uma vantagem de nove pontos, depois, a reação da equipa de Coventry produziu uma cambalhota no marcador. O português Luís Domingos (2.5, extremo), em estreia em convocatórias da Seleção Nacional, mereceu a confiança do seu técnico durante 35 minutos, que capitalizou em 3 pts (1/3 de 2 pts e 1/2 de LL) e 4 ressaltos.