“Se vamos lutar para ganhar o título? Obviamente que sim!”
Em ano de regresso a Portugal, para orientar o Illiabum Clube, Pedro Nuno (46 anos) levou a equipa à conquista da 69.ª edição da Taça de Portugal, com uma grande vitória na final sobre o Benfica, por 91-83.
Atletas | Competições | Treinadores
22 MAR 2018
Estivemos à conversa com o técnico para falar sobre este momento, o mais marcante dos ilhavenses em quase 75 anos de história, e também sobre o campeonato, com o antigo internacional luso a prometer muita luta.
Já falou várias vezes nas dificuldades que o Illiabum foi atravessando ao longo da época. Se lhe dissessem no início da temporada que a sua equipa venceria a Taça de Portugal, acreditaria?
Acreditaria, caso contrário não estaria no Illiabum, nem em nenhuma equipa, já que temos de jogar para ganhar. Agora, claro que era muito difícil e que não éramos os maiores candidatos à vitória. Mas a ambição de ganhar tem de estar presente, não podemos competir sem ambição.
É evidente a qualidade de muitos dos jogadores do Illiabum, como Jeffrey Early e Carlos Cardoso, que ainda agora na Taça de Portugal estiveram em plano de evidência. Antevê altos voos para alguns dos seus jogadores?
Ainda é muito cedo para falar disso. Espero que os meus jogadores consigam atingir esses altos voos, mas depende do trabalho deles. Por mais que queiramos que isso aconteça, eles é que têm de ambicionar chegar longe mais do que ninguém, e têm de trabalhar, porque há muita gente talentosa que quer chegar ao mais alto nível e que trabalha bem. Eu gostava muito que os meus jogadores fossem longe e vejo potencial para isso. Obviamente que precisam de ajuda, mas têm de querer, acima de tudo.
Segue-se a Liga Placard e o Illiabum tem novamente o Benfica pela frente. Como antevê esta partida? Prevê um adversário mais forte, apostado em “vingar” a derrota na final da Taça?
Eu acho que o Benfica sempre foi forte. Penso que por vezes desvalorizam um pouco a nossa vitória, no sentido do adversário ter facilitado, mas eu acho que o Benfica fez um excelente trabalho, chegaram a uma final e por isso não vejo o porquê de ter havido facilitismo. Eliminaram o FC Porto, o Terceira Basket com uma grande diferença, portanto não estão menos fortes. Relativamente à nossa equipa, depois de toda a carga que sofremos em termos físicos e mentais, houve um momento de relaxe. Os nossos jogadores não estão habituados a todo este ruído que está a acontecer à nossa volta. Agora temos aqui vários jornais, televisão, fomos à Câmara, adeptos presentes nos treinos, há muitas “distrações”. Mas os jogadores têm esse direito, ganharam esse direito a poder relaxar durante uns tempos. Já regressámos aos treinos e nota-se uma quebra, que é normal, mas merecida, mas essa quebra pode surgir em termos mentais. Espero que não apareça, estamos a trabalhar para isso.
O Illiabum está num grande momento de forma e já bateu o pé aos primeiros classificados do campeonato por algumas vezes, em jogos oficiais. A avaliar por estes factos, podemos pensar na conquista do título por parte da sua equipa?
Como já disse, não podemos entrar nas competições sem pensar em ganhar, temos que dar o nosso máximo. Se somos o principal favorito a vencer o campeonato? Obviamente que não. Se vamos lutar para ganhar o título? Obviamente que sim!