Portugueses no estrangeiro

Na rubrica desta semana dos “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, destaque para o final apoteótico de liga para o HS Varese de Pedro Bártolo, com vitória no último segundo.

Atletas | Competições | Treinadores
8 MAR 2018

De referir que também venceram Hélder da Silva (Servigest Burgos, 2.ª divisão espanhola), Christophe da Silva (CS Meaux) e Valter Mendes (Lyon Basket Fauteil), ambos da Nationale A, máximo escalão francês.

Menos sorte para Paulo Soeiro, que perdeu com os Lux Rollers em Salzburgo.

 

Nota: Foto de Mario Bianchi

HS Varese 51-50 Polisportiva Castelvecchio Gradisca

Já com a manutenção no bolso, o HS Varese enfrentava a equipa de Gradisca, desesperada por pontos para alcançar o mesmo objetivo. Num encontro de baixos índices de concretização de parte a parte, Gradisca aproveitou o apagão dos locais na segunda parte para se colocar na dianteira. Contudo, no último segundo da partida, com todos os atiradores em campo, a bola caiu nas mãos de Francesco Roncari, o capitão da formação da Lombardia, que desferiu um triplo certeiro e permitiu ao HS Varese somar a segunda vitória consecutiva neste último encontro da fase regular. Fora dos playoffs, Pedro Bártolo e companhia preparam agora a participação na Taça Willi Brinkmann, a terceira prova europeia de maior relevo, em Sheffield, Inglaterra, entre os dias 27 e 29 de abril. Já Gradisca, graças também à vitória de Bérgamo em Porto Torres, ficou mesmo o lanterna vermelha e consequentemente desce à Série B. Neste encontro, Pedro Bártolo até iniciou com mão quente, apontando um triplo e dois lançamentos de dois pts consecutivos, mas tal como os seus companheiros, viu a sua eficácia esfumar-se nos últimos dois quartos (3/12 2 pts 1/3 3 pts, 3 assistências, 2 ressaltos).

CS Meaux 56-55 Le Puy-en-Velay

Com Audrey Cayol de fora, um dos melhores atiradores do mundo, cada jogo adquire uma dificuldade acrescida para o CS Meaux. Os de Île-de-France não começaram bem, mostrando-se demasiado cautelosos, perdendo assim o quarto inicial por 22-14. Depois, o excelente trabalho dos homens altos dos anfitriões, Philippe Navarro e Mattijs Bellers, permitiu ao CS Meaux tomar as rédeas do encontro, com este último a apontar um triplo do meio campo no soar da buzina do fim do segundo período, destronando assim o Le Puy da liderança – 36-35. Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se e foi o CS Meaux a levar a melhor. Com a vitória, a equipa de Christophe da Silva confirma praticamente a presença na final-four. O português atuou os 40 minutos.

CVHG Gennevilliers 39-60 Lyon Basket Fauteuil

Na 16.ª jornada, o Lyon Basket Fauteuil deslocou-se à região parisiense para defrontar a equipa de Gennevilliers. O início do jogo mostrou duas equipas equilibradas, chegando-se ao final do primeiro período com um parcial de 13-16. A partir de então, os locais quebraram a sua resistência e os lioneses ampliaram progressivamente a vantagem, alcançando uma vitória de extrema importância na luta pela manutenção. Valter Mendes, poste luso, participou em 15 minutos da partida, contando quatro ressaltos e um ponto (0/3 2pts; 1/2 LL). 

Amicacci Giulianova 75-68 Santa Lucia

Ismael de Sousa esteve novamente em bom plano, mas não conseguiu evitar a derrota da sua equipa no prolongamento. Desta forma, na final four, a formação romana, quarta classificada, enfrentará o campeão italiano e primeiro da fase regular, Briantea 84 Cantù. Já Giulianova, terceira, disputa a vaga na final com Santo Stefano. O poste português registou no encontro sete pts (3/4 2 pts e 1/4 LL).

Servigest Burgos 65-54 Zuzenak Vitoria

Vitória suada da equipa de Castela e Leão na receção aos bascos de Vitoria. Pablo Miguel Lopez “Piti”, com 28 pts, 12 ressaltos e 3 assistências, foi o jogador em evidência na equipa local, muito bem secundado pelo experiente base luso Hélder da Silva, autor de 16 pts (8/13 2 pts, 0/3 3 pts), 4 assistências e 1 ressalto. 

RSV Basket Salzburg 69-60 Lux Rollers

Num dos encontros da época em que mais discutiu o resultado, o Lux Rollers, formação inexperiente nas andanças da elite, averbou nova derrota na deslocação a Salzburgo, para a Bundesliga 2. Paulo Soeiro não iniciou desta feita no cinco inicial e não acrescentou o seu nome à lista de marcadores.

 

Atletas | Competições | Treinadores
8 MAR 2018

Mais Notícias