“Irão encontrar uma cidade motivada para esta Festa”
Albufeira volta a ser a capital do basquetebol nacional, com a Festa 2018 quase a chegar (3 a 8 de abril)! Estivemos à conversa com José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal da cidade algarvia, que projetou um evento marcante e que marca indelevelmente os jovens praticantes!
Associações | Atletas | Competições | Formação | FPB | Juízes | Treinadores
31 MAR 2018
Está aí à porta a 12.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, e novamente em Albufeira. Estamos na presença de um cartão de visita da cidade?
É de facto um evento que representa uma das marcas da cidade e da região, uma vez que se trata de uma grande festa do desporto e um dos diversos eventos que acolhemos nesta época do ano. Albufeira tem excelentes condições para desenvolver iniciativas ligadas ao desporto e à juventude e esta iniciativa é, com certeza, uma das mais marcantes.
O que podem as pessoas esperar do evento deste ano?
Temos tentado acrescentar sempre algo ano após ano e esta edição seguirá esse objetivo. Trabalhamos para assegurar o maior sucesso no acolhimento e gestão destes mais de 1400 atletas, dando também às famílias que os acompanham a possibilidade de fazerem deste, um momento inesquecível. A logística é muito apertada, mas contamos com a competência e a boa vontade de várias instituições da cidade, que se unem com o mesmo propósito.
O que significa para Albufeira acolher um certame desta dimensão?
É um dos nossos grandes eventos desportivos, num calendário que inclui outras manifestações de relevo que nos ajudam a mostrar um concelho que tem condições para acolher este tipo de atividades, pela sua centralidade, pelas suas infraestruturas públicas e privadas, e também pela oferta que existe para os tempos livres. Depois, naturalmente as nossas praias que proporcionam momentos e vivência muito marcantes, sobretudo nestas idades.
Quais são as principais vantagens que Albufeira retira da Festa?
Essencialmente a promoção do nosso destino, junto de todos aqueles que nos visitam, além de tudo o que representa na economia a presença destas comitivas e acompanhantes. Procuramos apostar numa imagem associada ao Desporto e à Juventude porque Albufeira é essencialmente um destino para famílias que aqui procuram tempos de lazer.
Que palavra quer deixar para todos os jovens que vão participar no evento, principalmente os estreantes? E que Albufeira vão encontrar?
Que aproveitem estes momentos únicos e estas experiências que são marcantes. Que compitam com respeito e fair play. E que desfrutem de uma cidade única que gosta de receber e que tem muito para dar. Irão com certeza encontrar uma cidade motivada para esta Festa, com fortes tradições no basquetebol e que tudo fará para que estes momentos fiquem na memória de todos.