Portugueses lá fora
Na rubrica “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, Hélder da Silva (Servigest Burgos), Christophe da Silva (CS Meaux) e Nuno Neves (Meylan Grenoble) somaram vitórias.
Atletas | Competições | Treinadores
22 MAR 2018
Já o Lyon Basket Fauteil, de Valter Mendes, perdeu, mas continua na luta pela manutenção no máximo escalão francês.
Na Oberliga Ost, quarto escalão germânico, os Rolling Lions Dresden voltaram a competir, averbando um triunfo e uma derrota.
Nota: Fotos de Nath Leroy
CS Meaux 72-42 Lannion
Mesmo com as ausências de Audrey Cayol e Samir Goutali, a formação de Île-de-France, depois de algum sobressalto inicial, agarrou a liderança à passagem do minuto 7, para depois dilatar a vantagem até ao final da partida. Os holandeses Robin Poggenwisch, com 18 pts, 9 assistências e 7 ressaltos, e Mattijs Bellers, que registou 27 pts e 13 ressaltos, estiveram em evidência na equipa local. O extremo luso, Christophe da Silva (pontuação 1.0), atuou os 40 minutos da partida, amealhando apenas 1 ressalto e 1 assistência. O CS Meaux preserva assim a terceira posição e continua bem encaminhado para alcançar a final four, agendada para o mês de maio.
Lyon Basket Fauteil 40-61 Saint-Avold
O outro representante nacional na Nationale A, Valter Mendes, não conseguiu conter o poderio dos visitantes, apesar do equilíbrio constatado ao longo da primeira parte. Valter Mendes participou em 10 minutos do encontro, apontando 2 pontos. Embora tenha saído derrotado, o Lyon Basket Fauteil mantém viva a esperança de assegurar a manutenção na elite gaulesa, objetivo para o qual será decisivo o próximo encontro contra Strasbourg, rival direto dos lioneses.
Ademi Tenerife 35-50 Servigest Burgos
Nova prestação imaculada dos burgaleses, já qualificados para a final a quatro do segundo escalão do BCR espanhol. Liderados por Pablo Miguel Lopez “Piti”, que atravessa um excelente momento de forma, comprovado pelos 30 pontos (10/20 2 pts, 3/4 3pts, 1/2 LL), 13 ressaltos e 2 assistências, a equipa de Castela e Leão superou a formação insular do Ademi Tenerife sem dificuldade. Hélder da Silva jogou 32 minutos e amealhou 6 pontos (3/10 2 pts 0/2 LL), 3 ressaltos e 1 assistência. Parciais: 8-16 6-10 13-12 8-12
Outros jogos com atletas nacionais
Alemanha – Oberliga Ost – 4.º escalão
Rolling Lions Dresden 49-28 RBC 96 Halle
Filipe Silva: 6 pts. Resultado ao intervalo: 25-19.
Thuringia Bulls 2 61-53 Rolling Lions Dresden
Filipe Silva: 10 pts. Resultado ao intervalo: 37-22
Alemanha – Bundesliga 2 – 2.º escalão
Lux Rollers 38-86 SGK Rolling Chocolate
Paulo Soeiro fez parte do cinco inicial dos luxemburgueses e apontou 5 pontos. Resultado ao intervalo: 16-41
Nationale B – 2.ª divisão francesa
Meylan Grenoble 57-37 Chalonnais
Nuno Neves marcou 8 pontos no triunfo caseiro do Meylan Grenoble, que, à falta de quatro jornadas para o final, luta para se manter na 2.ª divisão francesa.