“Esta Convenção é um brinde da FIBA à boa organização da FPB, AB Porto e Matosinhos”

A Associação de Basquetebol do Porto (AB Porto), mesmo sem Europeu este ano, segue em alta rotação, agora com a Convenção Europeia de Minibasquete, que vai decorrer entre 1 e 3 de junho, em Matosinhos, numa iniciativa que também envolve por completo a nossa Federação.

Associações | Atletas | Competições | FPB | Treinadores
23 MAI 2018

 

Entrevistámos Vítor Carneiro, líder da Associação da Invicta, que se encontra notoriamente entusiasmado com mais um evento de larga escala, inédito no nosso país, sem deixar de realçar a confiança que a FIBA volta a depositar na capacidade de organização portuguesa.

Encontra-se a caminho a Convenção Europeia de Minibasquete, em Matosinhos, em mais um evento de grande escala que envolve a AB Porto. Quais são as suas expectativas enquanto líder do organismo?

As expectativas são elevadíssimas! Tendo em conta que é a primeira vez que organizamos um evento destes em Portugal, e até porque se associa às 12 Horas de Minibasquete da AB Porto, o que irá permitir termos cerca de 1200 atletas, algo que é inédito, penso eu, embora já tenhamos experiência na Associação com iniciativas que juntam 900-1000 jovens. Mas aqui a carga emocional é diferente, porque se trata de uma Convenção Europeia e com um torneio que envolve jogadores portugueses e espanhóis, gerando uma envolvência que talvez não seja possível noutros países.

 

Durante vários anos houve Europeus em Matosinhos, seguindo-se agora a Convenção. Vê nesta organização mais um grande voto de confiança por parte da FIBA, apesar de estarmos na presença de um certame diferente?

Modéstia à parte, não tenho muitas dúvidas. Esta Convenção acaba por ser um brinde da FIBA à boa organização da FPB, AB Porto e Matosinhos. São três aliados, digamos assim, em quem a FIBA pode confiar e a quem recorre pelas boas práticas e organização depois de cinco Europeus de excelência.

 

Que palavras quer deixar a todos participantes na Convenção?

Desde logo aos treinadores, quer do minibasquete, quer do “basquetebol mais crescido”, apelamos a que apareçam nos vários Clinics e preleções que decorrerão no evento. Ouçam os preletores e vejam a dinâmica da Convenção, desde a imagem que vai estar associada à mesma, passando pela beleza dos pavilhões, sem esquecer a alegria de todos os miúdos a jogar, futuro da nossa modalidade, e que vêm de todos os pontos do país, de Bragança ao Algarve, além da já mencionada Espanha.

 

Associações | Atletas | Competições | FPB | Treinadores
23 MAI 2018

Mais Notícias