Portugueses lá fora

Na rubrica “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, destaque para o triunfo do CS Meaux, de Christophe da Silva, na última jornada da fase regular da liga francesa – 65-51 contra Toulouse.

Atletas | Competições
17 MAI 2018

Também na Nationale A, Valter Mendes e o Lyon Basket Fauteil não conseguiram confirmar a manutenção (derrota no reduto de Le Cannet por 79-41), pelo que terão de disputar o playoff contra o segundo classificado da Nationale B.

Em Espanha, papéis inversos para o Servigest Burgos, na 2.ª divisão, que procurava alcançar a subida à División de Honor, no playoff, diante do penúltimo classificado do máximo escalão, Getafe BSR. Contudo, os madrilenos revelaram-se demasiado fortes (47-62) e a formação de Hélder da Silva jogará novamente a segunda liga do país vizinho na próxima época.

Por último, em Inglaterra, o Leeds Spiders de Luís Domingos mostrou-se impotente para travar o terceiro classificado, London Titans, e continua no sétimo e penúltimo posto da Premier Division, elite do BCR britânico – 30-80.

 

CS Meaux 65-51 Toulouse

Jornada tranquila para a equipa de Île-de-France na receção a Toulouse. Christophe da Silva e companhia só sentiram a pressão dos visitantes nos cinco minutos iniciais, aos quais se seguiu um parcial de 9-0 que rompeu o encontro a favor dos locais. A partir de então, domínio absoluto do conjunto campeão francês, que chegou a atingir uma vantagem na casa das duas dezenas, preparando agora o playoff. O extremo Christophe da Silva (1.0) actuou 26 minutos, marcou 2 pontos no seu único ataque ao cesto e averbou ainda 1 ressalto ofensivo. Parciais: 19-13 / 16-8 / 11-13 / 19-15

 

Le Cannet 79 – 41 Lyon Basket Fauteuil

No complicado duelo com o segundo classificado, a equipa do Lyon Basket Fauteuil não foi capaz de esbater as diferenças de potencial entre ambos os conjuntos e adia deste modo o objetivo da manutenção na Nationale A. A supremacia incontestável dos locais refletiu-se no marcador, que ao intervalo já assinalava 37-19, distância que se agudizou com o passar do tempo. Valter Mendes esteve em campo 5 minutos. Com este resultado a equipa do Lyon Basket Fauteuil termina a fase regular em penúltimo lugar, tendo assim de disputar um playoff contra o segundo classificado da Nationale B. A decisão será feita à melhor de três jogos, o primeiro dos quais agendado para o reduto do CAP SAAA, segundo da Nationale B.

 

Servigest Burgos 47-62 Getafe BSR

Depois de perder a hipótese de promoção direta ao cair na final da Final Four diante do Fundación Vital Zuzenak, de Vitoria, ao Servigest Burgos reservava-se a difícil tarefa de bater o penúltimo classificado da División de Honor, Getafe BSR, para alcançar o principal escalão do BCR espanhol. Contudo, os madrilenos trouxeram a lição bem estudada, e embora titubeantes no primeiro período, permitindo a vantagem dos burgaleses, manietaram com êxito a ação de Pablo Miguel Lopez “Piti”, jogador-chave dos de Castela e Leão, e impuseram uma defesa cerrada na linha dos 6,75 que forçou vários lançamentos no soar da buzina. Para o triunfo de Getafe, muito contribuíram as prestações inspiradas do britânico David Ion (22 pts, 11 ressaltos e 1 assistência), do colombiano Jose Leep (13 pts, 7 assistências e 4 ressaltos) e do sueco Joakim Lindblom (13 pts, 5 ressaltos e 4 assistências). Do lado local, Pablo Miguel Lopez conseguiu apesar dos esforços defensivos madrilenos números muito positivos (25 pts, 6 ressaltos e 3 assistências), mas insuficientes para a vitória da sua equipa, excessivamente dependente do seu lançamento e controlo do jogo. Hélder da Silva não teve um dia muito feliz na concretização, ao lograr apenas 3 pontos nos 30 minutos em campo, que contrabalançou com 6 ressaltos e 5 assistências. Parciais: 17-16 / 11-15 / 6-8 / 13-13

 

Leeds Spiders 30-80 London Titans

Na Premier Division, o terceiro classificado, London Titans, impôs uma das derrotas mais duras da época à equipa de Luís Domingos. Os Leeds Spiders ficaram praticamente fora da disputa de um encontro previsivelmente desequilibrado ao perderam o período inaugural por 2-22. O estado anímico da formação local não melhorou quando no segundo período a equipa londrina voltou a dominar, desta feita com um parcial de 10-19. Luís Domingos jogou 31 minutos, que lhe renderam 4 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências. Parciais: 2—22 / 10-19 / 12-16 / 6-23

 

Atletas | Competições
17 MAI 2018

Mais Notícias