“Matosinhos é Mar, Movimento e Cultura e recebe-vos de braços abertos”

Está quase aí a chegar a Convenção Europeia de Minibasquete, em Matosinhos, evento inédito e que promete dar que falar! A FPB entrevistou Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal da cidade nortenha, que tratou de dar as boas-vindas a todos os visitantes do certame, sem esquecer o historial de grandes organizações locais com projeção internacional.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
1 JUN 2018

Depois de cinco anos a receber Europeus, a inédita organização da Convenção Europeia de Minibasquete. O que significa para o município de Matosinhos continuar na senda dos grandes eventos basquetebolísticos internacionais?

Matosinhos desenvolveu a marca Matosinhos, Mar de Desporto porque a política desportiva da Câmara Municipal de Matosinhos, nomeadamente através da sua empresa municipal de desporto – a Matosinhos Sport -, assume uma dimensão ampla, tal como a imensidão do mar com uma força que lhe é caraterística. Desta forma, acompanhamos o crescimento de modalidades com cada vez mais praticantes, como os desportos náuticos, o futebol e futsal, mas também incentivamos outras modalidades como a patinagem artística, os desportos de combate e a orientação, sem esquecer o andebol, o voleibol e, claro, o basquetebol. Este dinamismo muito próprio deve-se, desde logo, aos dirigentes e atletas dos clubes e entidades associativas e federativas envolvidas, mas também à aposta concertada do Município que ao longo das últimas duas décadas tem conquistado e organizado eventos nacionais e internacionais de enorme importância. Matosinhos pretende continuar a apostar nos grandes eventos. 

 

O facto de se tratar de um grande certame relativo aos mais jovens, com 1200 mini atletas esperados de todo o país, e mesmo de Espanha, torna esta Convenção especial?

Do ponto de vista das infraestruturas, Matosinhos há muito que tem a capacidade instalada para acolher eventos de diferentes dimensões. Se acrescentarmos a este facto a relação que temos vindo a construir com as Associações, nomeadamente a Associação de Basquetebol do Porto, e as Federações Desportivas, nomeadamente a Federação Portuguesa de Basquetebol, temos vindo a provar uma enorme capacidade de organização. Assim, de ano para ano ficamos cada vez mais satisfeitos por acolher eventos com esta dimensão, como é o caso deste, que envolve mais de 1000 jovens basquetebolistas. Se em Matosinhos o basquetebol é já uma modalidade rainha, em especial nos escalões de formação, muito por força e vitalidade dos clubes envolvidos, nomeadamente o Grupo Desportivo de Basquete de Leça e o Guifões Sport Clube, este evento é garante de um futuro risonho para a modalidade. Mas não podemos esconder a importância do desporto feminino e a realização, em Matosinhos, do Campeonato Feminino de Basquetebol, que tem vindo a contribuir para derrubar preconceitos e muros em relação à prática desportiva. 

 

Que palavras quer deixar para todos os participantes e visitantes deste evento? Que cidade de Matosinhos podem esperar entre 1 e 3 de junho?

Acima de tudo que se divirtam e aproveitem este momento para confraternizarem e quebrarem muros entre os europeus. No momento particular que a Europa vive, este é um rasgo de luz que representa o encontro entre diferentes povos, que têm em comum a paixão pelo desporto. Podemos usar essa paixão para construir uma Europa melhor e Matosinhos é o local privilegiado para acolher esta diversidade porque é cosmopolita e agregadora, um porto de esperança, na partida e na chegada, um paraíso junto ao mar. Deliciem o vosso paladar com o World’s Best Fish e encontrem-se com a arquitetura de alguns dos melhores arquitetos do mundo, nomeadamente com os projetos da Piscina das Marés e Casa de Chá da Boa Nova, de Siza Vieira. Experimentem uma aula de surf numa das escolas que a Marginal de Matosinhos dispõe ou visitem o património histórico e religioso que Matosinhos tem para oferecer, desde o Mosteiro de Leça do Balio, uma obra do gótico, até ao expoente do Barroco da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Matosinhos é Mar, Movimento e Cultura e recebe-vos de braços abertos.

 

 

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
1 JUN 2018

Mais Notícias