XII Torneio Internacional “O Farol”
Temos pois, a forte e fundada expectativa de mais um grande êxito, para o que convidamos todos a fazer parte do XII Torneio Internacional “O Farol”, no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira, entre os dias 29 de junho e 1 de julho.
Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
22 JUN 2018
Desde 2007, refletindo o momento e perspetivando o futuro, o Grupo Desportivo de Basquete de Leça, consciente da sua responsabilidade na formação de crianças e jovens no basquetebol, afinal a sua assumida vocação desde sempre, e do seu lema “Desporto & Saúde”, a que acrescenta a Educação, entendeu complementar o final da época com um torneio no mais jovem escalão da hierarquia da competição – os Sub14, quer femininos, quer masculinos, nesta edição para atletas nascidos até 2005.
Procurou o GDBL mostrar o trabalho que desenvolve na formação e proporcionar aos seus atletas o contacto com equipas competitivas e até de nível superior, de forma a melhorar as suas capacidades em benefício dos próprios e do clube.
Procurou também a fortalecer a adesão ao clube dos seus atletas, na certeza de que esse fortalecimento contribuirá para os êxitos desportivos no futuro, e permitirá ganhar, em tempo oportuno, alguns desses jovens para colaborarem com o clube, garantindo a respetiva continuidade.
Procurou, finalmente, promover, em Matosinhos, um evento desportivo com qualidade, de caráter internacional, trazendo aqui das melhores equipas nacionais, da nossa vizinha Espanha e de outros países, aproveitando as excelentes condições do Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira e oferecendo aos que nos visitam a possibilidade de conhecerem as belezas da nossa terra, designadamente as magníficas praias, as obras de arquitetura do Arq. Siza Vieira e de outros, a qualidade e variedade da nossa gastronomia e a simpatia das nossas gentes.
A escolha do Farol para denominar o torneio decorreu do facto de ser um monumento marcante na cidade e, também, da analogia que pretendemos fazer entre o que representa o farol para as embarcações no mar e o que queremos que o GDBL signifique para as crianças e jovens que procuram a prática do basquetebol.
Desafiámos a Câmara Municipal de Matosinhos para apoiar o projeto e desde a primeira hora tivemos toda a recetividade, fundamental para a realização do evento, pela qual estamos profundamente gratos e que entendemos também como reconhecimento da valia, da seriedade e do empenho de todo o trabalho que o clube desenvolve desde 1972 em prol do basquetebol e das crianças e jovens do concelho.
Também à Junta da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, à Matosinhosport, à GALP Energia – Refinaria de Matosinhos e à Associação de Basquetebol do Porto o nosso agradecimento pelo apoio e colaboração que têm prestado ao torneio, sem esquecer os diversos sponsors que têm contribuído para a viabilidade e para o sucesso do “O Farol”.
Na proximidade da XII edição e com a experiencia das 11 anteriores, em que participaram inúmeros clubes do continente, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, de Espanha, de Inglaterra e até de Israel, queremos mais e melhor no sentido de acrescentar valor ao nosso torneio, já com inegável reconhecimento granjeado no panorama do basquetebol nacional e, mesmo, internacional.