“O lugar da equipa sénior do CB Queluz é no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão”

Na ressaca do título nacional da 2.ª Divisão Masculina, conquistado pelo CB Queluz, estivemos à conversa com Pedro Marques, treinador do emblema da Linha de Sintra, que mostrou muita confiança no futuro.

Atletas | Competições | Treinadores
21 JUN 2018

Quais as principais razões, na sua opinião, que ditaram este título, olhando para toda a temporada?

Em primeiro lugar, quero salientar que esta equipa é constituída por atletas muito jovens, com quatro Sub18 e quase todos da formação do CB Queluz. Citando o prestigiado treinador da NBA, Phil Jackson, “o basquetebol é um jogo de equipa e quanto mais forte for a ligação entre os jogadores, mais forte será a equipa”. Sendo esta a principal razão que ditou o nosso título de Campeão Nacional, ou seja, muita união, coesão, espírito de equipa e um objetivo comum a cumprir.

 

Houve algum momento-chave nesta caminhada?

Todos os jogos foram importantes. No entanto, penso que o momento-chave acabou por ser a vitória por um ponto, na 2.ª Fase, na casa do Portimonense. Um jogo muito equilibrado e competitivo contra uma equipa que contratou dois atletas estrangeiros de qualidade para esta fase da competição. Um grande desafio para os meus jovens atletas, mas que foi superado com sucesso, e que lhes permitiu crescer e evoluir um pouco mais.

 

A subida de divisão foi um objetivo definido no arranque da época?

Sim, o objetivo principal da equipa desde o início da época, foi a subida de divisão. É importante para o CB Queluz dar a possibilidade aos seus jovens atletas e aos futuros seniores, provenientes da excelente formação do clube, de competir em patamares mais exigentes para que possam ter desafios ambiciosos e assim terem a possibilidade de continuar a evoluir com qualidade. Também é importante para a formação de um clube jovem, como o CB Queluz, ter a equipa sénior como referência e isso só é possível competindo em divisões superiores.  

 

Vê potencial no CB Queluz para que o clube continue a evoluir, mesmo numa divisão acima? 

Claro que sim. No mínimo, o lugar da equipa sénior do CB Queluz é no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Mas, na minha opinião, a curto prazo este clube poderá subir mais um patamar porque a formação do CB Queluz é de muita qualidade. Nesta época todas as equipas estiveram em todos os pontos altos a nível distrital e em quase todos a nível nacional, e mais importante é observar nos treinos e jogos a evolução e qualidade de alguns jovens atletas.

 

Atletas | Competições | Treinadores
21 JUN 2018

Mais Notícias