APD Braga e APD Leiria discutem o título de campeão nacional de BCR
APD Braga e APD Leiria discutem o título de campeão nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), sendo que a final se inicia este fim de semana, em Ferreiros, Braga, no sábado, às 15h, e domingo, às 15h. Ricardo Vieira, técnico dos minhotos, e Paula Virgolino, treinadora dos leirienses, projetam o embate entre as duas formações que mais têm marcado presença na luta pelos troféus nacionais nas últimas temporadas, claramente dominadas pelos bracarenses, bicampeões nacionais.
Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
13 JUN 2018
Nota: Fotos de Porfírio Ferreira
Chegou o momento mais aguardado. Leirienses e bracarenses digladiam-se pelo título, uma vez mais, numa época de afirmação de valores para a turma do centro do país e de desafios contínuos para os bicampeões nacionais, que se têm debatido, entre outros obstáculos, com a ausência de peças habituais no cinco inicial, como José Miguel, Márcio Dias e Filipe Carneiro. O timoneiro dos bracarenses, Ricardo Vieira, não esquece a vitória no passado fim de semana, no Torneio de Encerramento, perante este mesmo rival e sem os três atletas mencionados, mas adverte para o perigo do excesso de confiança. “Como sou uma pessoa com uma memória boa, relembro apenas a final de há dois anos atrás em que tínhamos vantagem do fator casa e, como havíamos vencido a Taça no fim de semana anterior, achávamos que tudo ia ser mais fácil”, recordou o treinador dos minhotos. À data, a APD Braga entrou a perder 2-0 na eliminatória, o que obrigou a descobrir a sua melhor versão para empatar a contenda em Leiria e vencer o jogo 5, novamente em casa.
Do lado leiriense, apesar do desaire no Torneio de Encerramento diante de uma APD Braga maculada pelas ausências já referidas, Paula Virgolino vinca a confiança nos seus atletas e acredita que “vão ser jogos muito equilibrados, disputados até ao último minuto”. Para que a convicção se estenda à prática, a treinadora apela à maior concentração dos seus atletas face ao último encontro para “não falharem como aconteceu, em termos ofensivos”, aspeto que hipotecou uma eventual vitória.
Num ano em que a APD Leiria viu progredir atletas como João Jerónimo, “premiado” com várias convocatórias à Seleção Nacional, ou Iderlindo Gomes, cimentar-se como referência – aliado ao papel de crescente importância dos Sub22 Rafael Andrino ou João Pedro -, será legítimo esperar por uma maior réplica do segundo classificado da fase regular, nesta final. Já os bracarenses, apesar das contrariedades contínuas, demonstraram que o seu poderio reside na capacidade colectiva, de tal forma que outros valores despontaram ou assumiram ainda mais responsabilidade nas horas decisivas, casos de Jorge Palmeira, Eduardo Gomes, Gabriel Costa ou Sílvio Nogueira. Estão por isso reunidas todas as condições para que se voltem a testemunhar grandes espectáculos de basquetebol em cadeira de rodas.
Programa da final
Sábado, 16 de junho
APD Braga vs APD Leiria, 15h, Pavilhão de Ferreiros, Braga
Domingo, 17 de Junho
APD Braga vs APD Leiria, 15h, Pavilhão de Ferreiros, Braga
Sábado, 23 de Junho
APD Leiria vs APD Braga, 15h, Pavilhão de Maceira, Leiria
Domingo, 24 de Junho*
APD Leiria vs APD Braga, 11h, Pavilhão de Maceira, Leiria
Sábado, 30 de Junho*
APD Braga vs APD Leiria, 15h, Pavilhão de Ferreiros, Braga
* Se necessário