Quem saiu e quem ficou? (parte II)
Com o defeso prestes a terminar e os plantéis praticamente fechados, chegou o momento de fazermos um balanço das mudanças que foram feitas no comando técnico das equipas da Liga Placard.
Associações | Atletas | Competições | Treinadores
14 SET 2018
Enquanto houve clubes que apostaram na continuidade, outros renovaram por completo as respetivas equipas técnicas. Analisemos portanto os clubes que reformularam o comando técnica das suas equipas.
O Sport Lisboa e Benfica foi uma das equipas que promoveu alterações no comando técnico da sua equipa. Depois de uma época em que os principais objetivos do clube não foram alcançados, a saída de José Ricardo Rodrigues deu lugar à entrada de Arturo Álvarez. O espanhol foi eleito o treinador revelação da LEB Oro (2ª divisão espanhola) depois de levar o CB Prat às meias-finais dos playoffs e será o treinador encarnado para a época 2018/2019.
Os campeões da Taça de Portugal da temporada transata, o Illiabum Clube, foram uma das equipas que promoveu alterações no cargo de treinador principal da equipa. Apesar da excelente época desportiva, Pedro Nuno Monteiro deu o lugar a João Figueiredo que, esta época, fará a sua estreia no comando técnico de uma equipa no principal escalão do basquetebol nacional. Com um percurso notável enquanto jogador, João Figueiredo vinha, até então, a desempenhar funções de treinador na formação do clube de Ílhavo.
Outra das equipas que alterou o comando técnico foi o Galitos Barreiro. André Martins deixou o cargo de treinador possibilitando a entrada de Daniel Brandão que, depois de um excelente percurso ao serviço do Terceira Basket, volta ao continente para orientar o clube do Barreiro. O técnico de 31 anos terá, desta forma, a segunda experiência como técnico principal na Liga Placard.
Face à saída de Daniel Brandão, que conseguiu alcançar Final 8 da Taça de Portugal, o Terceira Basket apostou em Hugo Salgado para liderar a equipa na época 2018/2019. Depois de no ano passado ter ficado encarregue dos "vizinhos" do Sport Clube Lusitânia, esta será a segunda experiência de Hugo Salgado no comando técnico de uma equipa do principal escalão do Basquetebol português.