Portugueses lá fora

Na rubrica desta semana dos "Portugueses lá fora", relativa ao basquetebol em cadeira de rodas (BCR), destaque para a estreia vitoriosa de Nuno Neves, base do Meylan Grenoble, na 1.ª jornada da 2.ª divisão francesa - Chalon-sur-Saône 36 Meylan 56.

Competições | Juízes | Treinadores
5 OUT 2018

 

No máximo escalão gaulês, também o CS Meaux de Christophe da Silva venceu pela primeira vez na presente temporada, na deslocação a Bordéus (30-60), enquanto o Lyon Basket, do ex-APD Leiria Valter Mendes, averbou nova derrota, desta feita na receção ao Toulouse (42-71). Na próxima jornada, há duelo lusitano, já que os lioneses viajam até aos arredores da capital francesa para se baterem com o CS Meaux. Na Alemanha, arrancou a Bundesliga 2, escalão a que foi promovido o Lux Rollers, conjunto luxemburguês onde milita Paulo Soeiro, que esteve em bom plano ainda que a sua equipa não tenha evitado o desaire caseiro contra Sabres Ulm – 48-72.

 

Chalon-sur-Saône 36-56 Meylan Grenoble

No destaque semanal dos atletas nacionais a atuar no estrangeiro, Nuno Neves assinou uma boa prestação no triunfo da sua equipa na visita a Chalon-sur-Saône. O base/extremo amealhou seis pontos, num desafio que exigiu a maior entrega à formação do sudeste francês, uma vez que só conseguiu debelar as dificuldades impostas pelos locais e descolar em definitivo no marcador perto do descanso – Parciais: 10-8 / 5-15 / 9-13 / 12-20. Bom prenúncio o sucesso nesta jornada inaugural para a equipa de Nuno Neves, na mesma semana em que a IWBF – Federação Internacional de Basquetebol em cadeira de rodas – anunciou que o Meylan Grenoble será anfitrião do grupo A da fase preliminar da Euroliga 3, composto ainda por Les Aigles de Meyrin (Suíça), Krylja Barsa (Rússia), Toulouse IC (França), Antwerp GEMBO players (Bélgica) e SC Devedo (Holanda). Os jogos estão agendados para 7 a 10 de março. Recorde-se que no basquetebol em cadeira de rodas, o sistema de pontuação para a participação nas provas europeias não impede a inclusão de equipas despromovidas do principal campeonato do seu país.

 

Bordeaux 30-60 CS Meaux

Depois da derrota na 1.ª jornada, o CS Meaux reergueu-se e somou uma vitória categórica no reduto da equipa de Bordéus, apesar dos contratempos da primeira metade, na qual a turma de Christophe da Silva consentiu a recuperação local, cifrando-se a sua vantagem em apenas um ponto no descanso – 22-23. Christophe da Silva atuou 10 minutos no encontro, incidindo o seu trabalho na tentativa de proporcionar a entrada dos homens mais altos na área pintada, caso do reforço marroquino Kamel Megrini. Parciais: 11-20 / 11-3 / 4-15 / 4-22 O CS Meaux conheceu igualmente os seus adversários europeus, reservando-lhe o sorteio a companhia de Ilan Ramat Gan (Israel), Besiktas (Turquia), Amicacci Giulianova (Itália) e Gran Canaria (Espanha), no grupo C da Champions League, certame mais importante do BCR do continente.  

 

Lyon Basket Fauteil 42-72 Toulouse

Resultado pouco encorajador para o Lyon Fauteil na 2.ª jornada da Nationale A e que vem confirmar como ajustadas as aspirações à manutenção na principal divisão do país. O ascendente forasteiro registou-se desde cedo embora os lioneses não tenham permitido que a vantagem se dilatasse para lá dos 10 pontos até ao intervalo. Contudo, no terceiro período, as esperanças de reviravolta goraram-se, devido ao parcial de 24-3 imposto por Toulouse. Valter Mendes jogou nove minutos. Parciais: 11-21 / 14-14 / 3-24 / 14-12

 

Lux Rollers 48-72 Sabres Ulm

Na primeira experiência na Bundesliga 2, segundo escalão germânico, os Lux Rollers sucumbiram à pressão a campo inteiro do Sabres Ulm e nunca conseguiram estar na dianteira. O extremo português Paulo Soeiro foi aposta do seu treinador durante 23 minutos, que lhe renderam 4 pontos e 1 assistência. Parciais: 9-20 / 12-17 / 13-20 / 14-15

 

Competições | Juízes | Treinadores
5 OUT 2018

Mais Notícias