“Será uma disputa num ambiente de festa, convívio e amizade”
UD Oliveirense e Illiabum Clube são os protagonistas de uma aguardada Supertaça masculina, que tem a Arena de Ovar como palco, esta sexta-feira, a partir das 17 horas, com transmissão na RTP2! Entrevistámos Salvador Malheiro, Presidente da autarquia vareira, e que antevê um dia de festa para a região e para a modalidade!
Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
4 OUT 2018
Ovar, terra de basquetebol, recebe a Supertaça masculina. Como antevê este ponto alto da nossa modalidade na cidade vareira?
O basquetebol é uma das modalidades maiores de Ovar e é para nós um privilégio receber a Supertaça masculina no nosso território, opondo duas grandes equipas do distrito, que conhecemos bem e que vão, seguramente, proporcionar mais do que um jogo de basquetebol. A componente espetáculo será nota dominante. Para além disso, será uma disputa com fairplay, num ambiente de festa, convívio e amizade. Desejo apenas que vença o melhor.
Oliveirense e Illiabum são as equipas, também elas pertencentes à região e ao distrito de Aveiro. Torna-se ainda mais especial acolher este jogo?
Obviamente que sim. Atendendo à proximidade geográfica, acolher este jogo em Ovar potencia que os adeptos de ambas as equipas venham apoiar e ver o jogo, criando os míticos ambientes da Supertaça. Nestas finais, as equipas e os adeptos estão com sede de vencer e muito motivados, porque um foi campeão nacional e o outro vencedor da Taça de Portugal. Por outro lado, os ovarenses são pessoas acolhedoras e hospitaleiras e grandes amantes do basquetebol, e por isso contribuirão para que esta seja uma grande festa do desporto nacional.
Falando de Ovar, como se encontra o município em matéria desportiva?
O desporto está no ADN de Ovar. Basquetebol, voleibol, ciclismo, futebol, atletismo, desportos náuticos, entre outros, são modalidades
com muita expressão no nosso território. Cientes destes factos e almejando melhorar a qualidade de vida da população, a Câmara Municipal de Ovar tem vindo a efetuar uma grande aposta no desporto nos últimos anos. Esta aposta tem sido consubstanciada no incremento do apoio às nossas coletividades desportivas, quer para a formação a pensar nas crianças e jovens do concelho, quer para a melhoria das instalações desportivas, sem esquecer a captação de eventos desportivos de índole nacional para o nosso território, de que é exemplo esta final, contribuindo para a atratividade territorial e no fomento do turismo desportivo. Temos ainda efetuado uma aposta na mobilidade sustentável, criando ecopistas e ciclovias, uma rede que conta com mais de 60 km, e que incentiva às caminhadas e ao uso da bicicleta. Haverá ainda mais a fazer, mas estou seguro de que estamos no rumo certo.
Que palavras quer deixar para as equipas de basquetebol da Ovarense, um histórico do nosso basquetebol, com a temporada 2018-2019 a começar?
Palavras de incentivo, apoio e confiança. Temos grandes equipas em todos os escalões, já alcançámos grandes feitos que muito orgulham todos os vareiros e vamos, seguramente, continuar a trabalhar e a conquistar títulos. E podem contar sempre com o apoio de todos os ovarenses. Força, Ovarense!