FC Porto vs. UD Oliveirense domina atenções na Liga Placard

Domingo é dia de jogo grande na Liga Placard, com o FC Porto a receber a UD Oliveirense a partir das 17 horas, com transmissão na RTP2! Trata-se de um duelo entre candidatos ao título, precisamente os finalistas da última edição do campeonato! Na antevisão deste encontro falámos com dois jogadores que chegaram esta temporada a Portugal, e que têm comprovado toda a sua qualidade: Toni Prostran nos “dragões” e Thomas De Thaey na turma de Oliveira de Azeméis.    

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 NOV 2018

Toni Prostran – FC Porto

O FC Porto tem pela frente a UD Oliveirense, campeã nacional e candidata a revalidar o título. Quais são as principais qualidades do adversário, por aquilo que já observaste?

Já falei muito com treinadores e jogadores sobre a Oliveirense, que me disseram que na época passada perdemos várias vezes contra eles. O nosso adversário gosta de jogar de uma forma agressiva e é muito inteligente ofensivamente, tendo 5-6 atletas que podem pegar na bola e marcar 20 pontos. Por isso eu espero uma partida difícil, mas tenho a certeza de que vamos cumprir o plano traçado e ganhar!

 

Chegaste ao FC Porto esta temporada e logo te tornaste numa peça importante na equipa. Como têm sido estes primeiros tempos nos “dragões”?

Infelizmente não tive sorte na pré-temporada devido a uma lesão que me afastou por três semanas, tendo voltado frente à Ovarense. Por essa razão, ainda estou à procura da minha melhor fora, algo que alcançarei, e por isso o futuro vai ser positivo. Certamente que começaremos a ganhar jogos e todos ficarão felizes! Sobre o FC Porto só posso dizer o melhor! Trata-se de um clube muito profissional com pessoa que cuidam de nós da melhor forma. Temos tudo aquilo de que precisamos, e a prova disso é que quando estava lesionado todos estavam disponíveis para me ajudar durante 24 horas, especialmente o fisioterapeuta Fábio Pinto, com quem eu passo a maior parte do tempo!

 

Qual é a tua opinião sobre a nossa Liga? Quais são as principais diferenças relativamente a outros países por onde já passaste?

A Liga Placard está a melhorar de ano para ano. Eu estava na Lituânia, um dos melhores campeonatos da Europa, um nível acima da competição portuguesa, mas temos uma prova muito organizada. Há sempre um jogo na televisão e várias transmissões no Youtube. Também a Seleção portuguesa está a jogar bem nas qualificações de forma a colocar o país no mapa do basquetebol! Quanto a nós, FC Porto, temos mostrado que podemos competir frente às melhores equipas da Europa. Estivemos sempre perto do Varese, histórico italiano, superámos facilmente o Rilski Sportist, equipa búlgara com um grande orçamento, e sobre o Alba Fehervar… é melhor nem voltarmos a falar. Estou num clube com muita história e que com um pouco mais de sorte irá vencer os dois jogos que restam da Fase de Grupos da FIBA Europe Cup.

 

Thomas De Thaey – UD Oliveirense

Quais são as maiores qualidades do FC Porto, por aquilo que já pudeste observar?

O FC Porto tem qualidade em todas as posições e é uma equipa bem treinada. Sabemos que o seu registo na Liga Placard não corresponde à real valia do grupo de trabalho.

 

Que clube encontraste em Oliveira de Azeméis? Como tem sido esta nova experiência na tua carreira?

Estar na UD Oliveirense tem sido uma grande experiência para mim. Desde início que o clube me acolheu como um dos seus, sendo dirigido de uma forma correta.

 

Qual é a tua opinião sobre a nossa Liga?

A Liga em si tem muito talento individual. Mas pelo que eu vi nas últimas cinco partidas, a principal diferença entre as equipas “grandes” e as restantes passa pela profundidade e pelo jogo coletivo.

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 NOV 2018

Mais Notícias