Marco Galego antevê estágio de observação da Seleção Nacional

Marco Galego, Selecionador Nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), faz a antevisão do último estágio de observação antes da triagem para o lote de atletas de onde irão sair os 12 eleitos.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
29 NOV 2018

 

Recorde-se que a equipa nacional se concentra no Luso, de 30 de novembro a 2 de dezembro, no sentido de dar continuidade à preparação para o Campeonato da Europa C de 2019, cuja data concreta e país anfitrião estão ainda por anunciar.

 

Depois do Torneio Internacional de Lisboa e do Troféu Cidade de Ferrol, a Seleção Nacional de BCR volta a reunir-se, desta feita no Luso, Mealhada, e com muito trabalho em perspetiva, gozando da oportunidade de corrigir os erros registados nas referidas competições, ainda frescos na memória. Face a estas premissas, o Selecionador Nacional, Marco Galego, confessa que “as expectativas são elevadas” e que visa “preparar a equipa para reagir aos momentos menos bons do que acontecem no jogo”.

Dada a proximidade do Europeu, previsto para o verão de 2019, o líder da equipa técnica nacional confirma sem rodeios que este será o estágio “para tirar as últimas dúvidas [juntamente com o treinador-adjunto Ricardo Vieira] relativamente ao grupo final”, salvaguardando que há um plano B caso se registem lesões ou imprevistos profissionais de algum atleta. Confrontado se mantém as aspirações de subir à divisão B do BCR europeu, Marco Galego é perentório e reitera esse desejo. “É o nosso grande objetivo. Esperamos que todos os atletas estejam disponíveis e sintam o mesmo que a equipa técnica. Queremos atletas que vibrem com a seleção”, afirmou.

Em correlação óbvia com o progresso da Seleção está o nível do Campeonato Nacional, cujas jornadas inaugurais trouxeram algumas surpresas positivas, fator que não passou ao lado do técnico. “Temos tido algum equilíbrio nos jogos, nota-se também a mão do trabalho dos treinadores nas equipas. O meu desejo é que se respeite o BCR e que, a pouco e pouco, Portugal avance para o semiprofissionalismo. Gostava de na próxima época ver equipas a treinar quatro dias por semana”, rematou.

Por agora, será tempo de aferir e melhorar o patamar da elite nacional de forma a concretizar o ambicioso objetivo de promoção ao segundo grupo do BCR europeu.

 

Relembramos a convocatória:

APD Braga

Henrique Sousa (extremo, 1.0)

Filipe Carneiro (extremo, 2.0)

Sílvio Nogueira (base/extremo, 2.5)

Jorge Palmeira (extremo/poste, 2.5)

José Miguel Gonçalves (extremo/poste, 3.0)

Márcio Dias (poste, 4.5 – capitão)

 

GDD Alcoitão

Daniel Tristão (extremo, 1.5)

Hugo Maia (base/extremo, 2.5 – sub-capitão)

 

APD Paredes

Carlos Cardoso (extremo, 1.5)

Hélder Freitas (poste, 3.5)

 

APD Lisboa

Ângelo Pereira (base/extremo, 2.5)

 

Sporting CP/APD Sintra

Carlos Passos (extremo, 1.5) – substitui Marco Gonçalves (extremo, 1.5), do GDD Alcoitão, indisponível por lesão.

 

Leeds Spiders – Grã-Bretanha – First Divison (2.ª divisão)

Luís Domingos (extremo, 2.5)

 

CS Meaux – França – Nationale A (1.ª divisão)

Christophe da Silva (extremo, 1.0)

 

Santa Lucia – Itália – Serie A (1.tª divisão)

Ismael Sousa (poste, 4.0)

 

 

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
29 NOV 2018

Mais Notícias