SL Benfica e Esgueira/Aveiro/OLI medem forças este sábado
SL Benfica e Esgueira/Aveiro/OLI medem forças este sábado, a partir das 16 horas, no Pavilhão Fidelidade, numa partida que vai ser transmitida na RTP2! Duelo que promete ser entusiasmante e que é projetado para a FPB por José Silva, das "águias", e Samuel Loio, atleta do conjunto do concelho de Aveiro!
Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
4 JAN 2019
José Silva – SL Benfica
O Benfica segue invencível na Liga Placard, tendo agora pela frente o Esgueira, quinto classificado. Quais são os maiores perigos do adversário? Trata-se de uma equipa que perde força fora do seu pavilhão?
O Esgueira é uma equipa que está a fazer um excelente campeonato, e quero desde já dar-lhes os parabéns por isso. Sabemos que vai ser um jogo difícil, sem dúvida. É uma equipa que gosta de correr e jogar livre, daí serem um dos melhores ataques da Liga. E sim, é verdade que o Esgueira em casa é muito forte e que a alinhar fora perdeu algumas partidas, mas jogou bem nos desafios que perdeu, e por isso sabemos que não podemos relaxar. Estamos bem preparados para o jogo e vamos dar tudo dentro de campo para conseguir a vitória.
Terminar esta Fase Regular sem derrotas já é um grande objetivo?
O nosso objetivo é trabalhar sempre para ganhar o próximo jogo e focamo-nos muito nisso. A longo prazo, sim, era ótimo terminar sem derrotas a Fase Regular, porque significaria que estaríamos em boa posição para a Segunda Fase do campeonato, mas não é o nosso grande objetivo, neste momento.
Esta é a tua segunda temporada no Benfica, num ano em que o plantel sofreu profundas alterações. Que pontos principais do grupo tu destacas? Esperavas um início tão positivo?
Sim, é verdade que sofreu muitas alterações, mas a ambição continua a ser a mesma num clube como o Benfica: trabalharmos para ganhar todos os troféus em que estivermos inseridos. Todos os novos jogadores que chegaram e todos aqueles que já cá estavam, queremos é trabalhar para isso. E o facto de também termos um grande espírito de grupo, de querermos melhorar em todos os treinos, levou a que tivéssemos este arranque positivo. Vamos continuar a trabalhar porque ainda temos muito pela frente, por isso vamos continuar humildes e focados no nosso trabalho.
Samuel Loio – Esgueira/Aveiro/OLI
O Esgueira visita a Luz para defrontar o Benfica, líder invicto da competição. Trata-se do jogo mais complicado desta Fase Regular para a vossa equipa? Quais as maiores qualidades do adversário?
Teoricamente, sim. É o único clube que ainda não perdeu nenhum jogo do campeonato e até ao momento provou ser a melhor equipa. Embora todos os jogos sejam difíceis, sabemos que vamos encontrar uma equipa que nos vai causar ainda mais problemas.
As maiores qualidades do Benfica são a intensidade defensiva e ofensiva com que jogam, a estatura e o poderio físico.
Em que aspetos o Esgueira terá de ser mais forte?
Se queremos fazer um bom jogo e equilibrar o resultado para o podermos disputar, teremos que ser fortes em tudo. Temos que demonstrar uma defesa agressiva, lutar forte nas tabelas e fazer boas percentagens de lançamento.
O Esgueira ocupa o quinto posto da tabela, num ano em que subiu de divisão. Quais têm sido os segredos da equipa? E como te tens sentido nesta estreia na Liga ao serviço do clube?
O maior segredo é sermos humildes e sabermos que temos que trabalhar mais do que os outros para conseguir ser competitivos, tal como temos demonstrado. A química da equipa é muito boa, o que também ajuda no trabalho do dia-a-dia e por último, mas não menos importante, temos uma força extra que são os nossos adeptos, que nos momentos mais difíceis nos galvanizam e nos dão força. É uma sensação fantástica poder defender as cores deste clube na maior competição portuguesa de basquetebol. Foi um sonho tornado realidade, e o clube sem dúvida de que merece estar no topo.