Portugueses lá fora

Na rubrica “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, destaque para Nuno Neves (Meylan Grenoble), que falhou a conquista do título na Nationale B, embora com a subida garantida à Nationale A.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
14 MAI 2019

Depois de ter sido primeiro classificado na Fase Regular, carimbando o regresso à elite do BCR francês, o Meylan Grenoble Handibasket não conseguiu coroar o excelente desempenho na época 2018/2019 com o título de campeão do segundo escalão, uma vez que vacilou na meia-final da Final Four face ao rival Centre Fédéral – 44-61. No jogo de atribuição do terceiro lugar, a formação de Auvérnia-Ródano-Alpes mitigou a desilusão e venceu o Feurs por 53-40. Também em França, Yuri Fernandes (2.5), ex-Trovões (conjunto do Barreiro fora das provas oficiais, atualmente), realizou um torneio amigável com as cores de Le Cannet, que finalizou a Fase Regular da Nationale A em primeiro, na expectativa de merecer uma oportunidade nos quadros da equipa principal na próxima época.

 

Nota: Foto de Meylan Grenoble

 

 

França – Nationale B

Não terminou como desejado a época do Meylan Grenoble, dado que o conjunto do sudeste francês encarava a Final Four com a legítima ambição de erguer o troféu de campeão da Nationale B, depois de uma prestação quase imaculada na Fase Regular que lhe valeu o primeiro posto e a consequente promoção à Nationale A. Num jogo incaracterístico, a equipa de Nuno Neves (2.0) correu sempre atrás do prejuízo contra aquele que fora o quarto classificado da Fase Regular, Centre Fédéral. Na disputa pelo bronze, a jogar pela honra, Meylan bateu sem sobressaltos a equipa de Feurs. Apesar do amargo de boca, o balanço da época só se pode rotular como positivo, uma vez alcançado o objetivo de subida, e particularmente para Nuno Neves, pilar da equipa e que, na fase preliminar na Euroliga 3, viu a sua qualidade reconhecida ao figurar no quinteto ideal da prova.

 

Meylan Grenoble 53-40 Feurs

Parciais: 11-6 / 8-10 / 20-10 / 14-14

Nuno Neves: 40 min, 5 pts (2/8 2 pts, 1/2 LL), 4 assistências, 4 ressaltos

 

Centre Fédéral 61-44 Meyaln Grenoble

Parciais: 16-13 / 15-14 / 14-8 / 16-9

Nuno Neves: 40 min, 7 pts (3/7 2 pts, 1/2 LL), 5 assistências, 1 ressalto

 

Amigável

Yuri Fernandes (2.5), ex-Trovões, parte em busca da primeira oportunidade na máxima competição francesa, encontrando-se a treinar com a equipa B de Le Cannet, emblema ilustre do país, no encalço de uma oportunidade na equipa principal na próxima época. No torneio realizado no passado fim de semana, com jogos de 30 minutos dividido em duas partes de 15, sem paragens, Le Cannet 2 contou por vitórias os encontros jogados.

 

Nice le Cavigal 10-60 Le Cannet 2

René Sabran 23-35 Le Cannet 2

HSB Marseille 17-23 Le Cannet 2

South Wheelchair Association 21-27 Le Cannet 2

 

 

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
14 MAI 2019

Mais Notícias