“Para falarmos de uma época perfeita falta conquistar o troféu de campeão”

O Barreirense Dif Broker está a realizar uma temporada de grande nível, tendo já garantido a subida à Liga Placard e a presença na final da Proliga, diante do Maia Basket, sem esquecer a participação na Final 8 da Taça de Portugal.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
15 MAI 2019

 

Entrevistámos João Cardoso, treinador do clube da margem sul do Tejo, que nos falou do presente e do futuro.

O Barreirense está na final da Proliga, isto já depois de ter garantido a subida de divisão e de ter marcado presença na Final 8 da Taça de Portugal. Estamos a falar de uma época quase perfeita? Esperava tanto sucesso?

Desde início que assumimos como primeiro objetivo a subida de divisão, e neste sentido trabalhámos para que a época fosse positiva e para que tão cedo quanto possível conseguíssemos a promoção. A participação na Final 8 da Taça de Portugal foi conseguida com muito mérito dos meus atletas, pois tiveram que ultrapassar duas equipas da Proliga (uma delas foi precisamente o Maia Basket) e eliminámos também aquele que na altura era o atual detentor do troféu. Para falarmos de uma época perfeita falta conquistar o troféu de campeão.

 

Como perspetiva esta final diante do Maia Basket? Quais são as maiores qualidades do adversário?

Sem querer tirar mérito aos restantes participantes, penso que chegaram à final as duas melhores equipas desta competição. Perspetivo uma final equilibrada entre duas formações que se conhecem bem (já nos defrontámos três vezes). O Maia Basket é muito bem orientado, foi ao longo da temporada a equipa que menos pontos sofreu por jogo (defende bem), possui bons atiradores, é muito organizado ofensivamente, tem grande capacidade de ressalto (muito forte no ressalto ofensivo) e fez uma 2.ª Fase de enorme qualidade (na 2.ª volta não perderam). Percebe-se que tem um grupo muito unido e extremamente motivado, mas seguramente que irá defrontar uma equipa tão ou mais unida e motivada.

 

Quais as principais razões que explicam este trajeto de sucesso do Barreirense?

Primeiro, é importante referir o esforço dos responsáveis do clube, que conseguiram reunir condições para construir este plantel e para que nada lhe faltasse. Depois, destacar o trabalho diário de todo o grupo e, neste sentido, salientar a forma muito empenhada como os atletas trabalharam ao longo de toda a época. Resumindo, estes resultados foram conseguidos com muito trabalho e seguramente que fomos atingindo os diferentes objetivos a que nos tínhamos proposto com muito mérito nosso.

 

E como se perspetiva a próxima temporada, num regresso à Liga Placard?

O FC Barreirense perspetiva com muita ambição o regresso à Liga Placard. A próxima época (se não for alterado o modelo competitivo proposto) será muito dura e especialmente difícil para as equipas que sobem. Pelo facto de descerem quatro clubes, seguramente que a pressão será maior. O Barreirense terá que construir um plantel que permita competir com qualidade e dessa forma manter e estabilizar a sua posição na principal competição nacional. Continuar a apostar nos jovens com qualidade que estão na formação, ter um núcleo forte de atletas nacionais e recrutar os jogadores estrangeiros com critério/qualidade tendo em conta o orçamento disponível.

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
15 MAI 2019

Mais Notícias