“Vencemos na sequência das nossas ações ofensivas, frescura física e domínio da tabela defensiva”

O SL Benfica sagrou-se campeão nacional de Sub14 masculinos, no último fim de semana, depois de vencer os cinco jogos da Fase Final.

Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
19 JUN 2019

 

Em entrevista à FPB, Frederico Umbelina, treinador das “águias”, explicou as principais razões da conquista do título, deixando ainda rasgados elogios à organização da AB Algarve.

O SL Benfica venceu os cinco jogos da Fase Final. Quais foram os segredos para este percurso invicto?

Na maioria dos jogos tivemos a superioridade no número de ressaltos conquistados, exceto contra o CA Queluz, em que houve uma distribuição mais equilibrada, sendo esse também o nosso jogo mais frenético, só decidido nos segundos finais. Também destaco a frescura física que demonstrámos no jogo da final, fruto de uma maior rotação da nossa equipa ao longo da competição. Também estamos muito satisfeitos com a evolução da nossa equipa durante estas finais. Aliás, houve excelentes jogos, sendo que todas as formações evidenciaram bons conteúdos nesta iniciação ao basquetebol.

 

Como analisas toda a temporada da tua equipa? Que aspetos mais te agradaram?

Ao longo da época houve várias oscilações no ritmo de aprendizagem em alguns atletas, devido às várias lesões ao nível dos ligamentos e pequenos traumatismos musculares. Infelizmente tivemos dois atletas (Miguel Porto e Rafael Jesus) que não tiveram oportunidade de participar nestas finais por fraturas no pulso e antebraço. O modelo atual da competição nacional permitiu aos nossos atletas crescer jogo após jogo, sobretudo na 2.ª Fase, onde as equipas do Torres Novas, FC Barreirense, CA Queluz, Imortal e Seixal realizaram excelentes jogos de basquetebol, e por isso o crescimento foi recíproco entre todos, com o fator casa a ser determinante para os apuramentos. Também nos agradaram as condições que o clube colocou ao dispor assim, como um conjunto de boas pessoas que fazem parte da estrutura da equipa e coordenação, sem esquecer assim a colaboração dos pais, famílias e amigos.

 

A conquista do título era um objetivo definido desde início?

Tínhamos como objetivo conseguir o apuramento para a Final 6, pois acreditámos que seria mais um momento competitivo diferente, e que iria contribuir para a evolução competitiva dos nossos atletas e de nós próprios, treinadores também. No jogo da final não tivemos dúvidas de que a meta era vencê-la, o que aconteceu com naturalidade na sequência das nossas ações ofensivas, frescura física e domínio da tabela defensiva. Queremos agradecer à excelente organização desta Final 6 por parte da Associação de Basquetebol do Algarve, excelente ao ponto de termos sidos recebidos nos Paços do Concelho, seguindo-se um desfile pelas ruas antigas da cidade, apresentação das equipas junto à Ria e Mercado de Olhão, assim como um curto passeio de barco pela Ria com todas as equipas. O grupo de trabalho liderado pelo seu diretor técnico, Orlando Faustino, foi de um carinho e atenção no acompanhamento das equipas ao longo da competição. Parabéns ainda à FPBtv, por ter transmitido todos os excelentes jogos desta competição.

 

 

Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
19 JUN 2019

Mais Notícias