Rescaldo do estágio das Seleções A e Sub23 de BCR

As Seleções Nacionais A e de Sub23 de basquetebol em cadeira de rodas trabalharam no Luso durante quatro dias, de modo a preparar as provas oficiais que se avizinham.

Atletas | Competições | Formação | Seleções | Treinadores
10 JUN 2019

 

Para as promessas nacionais, esta foi mesmo a última etapa de treino antes de rumar à Finlândia no dia 23, onde irão disputar os Jogos Europeus da Juventude de 25 a 30 de junho, em Helsínquia. Marco Galego, selecionador nacional, classifica o estágio como o “melhor de sempre”, desde que a sua equipa técnica chegou à equipa das quinas e, apesar de prever uma convocatória repleta de “muitas estreias internacionais”, mantém a convicção de que o objetivo da subida de divisão é alcançável.

 

 

Depois de mais um estágio conjunto das Seleções A e Sub23, realizado no Luso, Mealhada, o retorno da equipa técnica não podia ser mais positivo. Se Marco Galego, selecionador nacional, que rotula este estágio como o “melhor de sempre”, assinala o aumento da concentração “a níveis incríveis” e o facto de ser visível o trabalho individual extra-treino dos atletas convocáveis, Ricardo Vieira, selecionador adjunto, encara a circunstância de ser expectável uma convocatória com muitos jogadores inexperientes como uma eventual “vantagem pelo desconhecimento dos atletas, assim como pela motivação”. Bastará dizer que à exceção de Hugo Maia (2.5 – subcapitão – 6 europeus), Márcio Dias (4.5 – capitão – 5 europeus) e Pedro Bártolo (2.5 – subcapitão – 3 europeus), os restantes atletas no lote de seleção têm um Europeu disputado ou nenhuma experiência em competições oficiais de seleções, sinal inequívoco da renovação efetuada e da aposta nos jovens. Precisamente os mais novos tiveram no Luso, de 6 a 10 de junho, a última oportunidade para limarem arestas antes de partir para a Finlândia no dia 23, palco dos Jogos Europeus da Juventude, a primeira competição oficial disputada por uma Seleção portuguesa de Sub23. Na derradeira sessão de trabalho, Marco Galego e Ricardo Vieira optaram por efetuar um encontro entre seniores e sub23 de forma a melhorar o entrosamento de ambos os conjuntos, num estágio que contemplou ainda uma sessão com uma psicóloga e um diálogo produtivo com a classificadora Regina Costa, presidente da comissão de classificação da IWBF – International Wheelchair Basketball Federation – (Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas), que esclareceu as dúvidas dos atletas relativamente ao funcionamento do processo de classificação funcional. A Seleção A volta a concentrar-se já no dia 19, em Castelo Branco, para novo estágio, que irá decorrer até 22. Seguir-se-á em julho, de 4 a 8, a participação no Troféu Internacional Cidade de Barcelona, que reúne ainda as seleções da República da Irlanda (milita na Divisão C, a mesma de Portugal), da Catalunha e da Bélgica (integra a Divisão B). Recorde-se que a Seleção Nacional viaja para a Bulgária no final de julho para disputar o Campeonato da Europa da Divisão C, em Sófia, entre 29 do referido mês e 4 de agosto, e tentar alcançar uma das duas vagas de promoção à Divisão B.

 

 

Atletas | Competições | Formação | Seleções | Treinadores
10 JUN 2019

Mais Notícias